PUBLICIDADE


 

 



 

Secretaria de Saúde orienta tutores sobre os cuidados antes e durante a vacinação



A Prefeitura de Petrópolis divulgou o calendário de vacinação antirrábica animal. Até o fim do ano, serão quatro sábados com a vacinação ocorrendo diferentes pontos do município. Ao todo, 9.823 animais já foram vacinados, sendo 7.687 cães e 2.136 gatos, o que representa mais de 80% do esperado até o momento nos lugares em que a campanha esteve presente. A campanha é promovida pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental do Departamento de Vigilância de Saúde.

 

No dia 11 de setembro, a vacinação será realizada em Araras, Itaipava e Vale do Carangola. No dia 25 do mesmo mês, a vacina será aplicada na região de Nogueira, Corrêas, Samambaia, Retiro, Mosela, Bingen e Carangola. A vacinação no Centro, Coronel Veiga, Quitandinha, Valparaíso, Castelânea e Meio da Serra, ocorrerá no dia 16 de outubro. Em 27 de novembro, a campanha será finalizada atendendo os moradores da Estrada da Saudade, Cascatinha, Itamarati, Alto da Serra, Morin e Caxambu.

 

“Vacinar contra a raiva é a única forma de prevenir a doença e manter os animais saudáveis. Vamos atender todas a cidade com a vacinação. Estamos divulgando o calendário, para que as pessoas não precisem se deslocar da sua área de residência para outro bairro. Nos próximos dias divulgaremos os locais e horários exatos em que a vacinação irá ocorrer”, explica o prefeito interino, Hingo Hammes.

 

A Coordenadoria de Vigilância Ambiental ressalta que, para a vacinação, os cães e gatos devem ter a partir de três meses de idade. Animais conduzidos por crianças, prostrados, com diarréia ou vômito não serão vacinados. A responsabilidade de deslocamento do animal é do tutor. É obrigatório o transporte de gatos em bolsas pet ou caixas. Os cães devem estar com coleira e guia, e os animais bravos usando também focinheira.

 

Além disso, a Coordenadoria orienta que tutores ou responsáveis com mais de cinco animais na mesma residência com dificuldade de mobilidade, compareçam ao ponto de vacinação com antecedência para que seja avaliada a possibilidade da vacinação dos animais em domicílio. “É necessária a apresentação de documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. Após às 14h, a nossa equipe não conseguirá realizar a vacinação em domicílio. Por isso pedimos que as pessoas compareçam com atencedência”, ressalta a coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Alessandra Cardoso.

 

O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa Filho, ressalta que as orientações devem ser seguidas antes e durante a vacinação: “Pedimos que a população esteja atenta às recomendações e chegue com antecedência aos pontos de vacinação. As equipes de saúde fazem a triagem de cães e gatos que são levados para a vacinação. Após a imunização, o dono do pet recebe um cartão de comprovação da vacina”.

 

A primeira etapa da campanha foi realizada na região da Posse, Brejal, Córrego Grande, Taquaril, Pedro do Rio, Vila Rica e Secretário. A segunda fase ocorreu nos bairros do Independência, Bingen e Quitandinha. No Vale das Videiras ocorreu a terceira etapa.

 

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, podendo ser transmitida aos seres humanos. Caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Os principais sintomas costumam ser salivação excessiva, agitação e distúrbios, como não reconhecer o dono, ver vultos, latir excessivamente e ficar agressivo.




Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE