PUBLICIDADE


 

 





Corte de cabelo, escova, amarração de lenços, maquiagem, design de sobrancelhas e distribuição de brindes. Essas foram algumas das atividades realizadas nesta segunda-feira (25) com as pacientes internadas no Hospital Alcides Carneiro (HAC) no dia de beleza na unidade. A ação, que movimentou os corredores do hospital faz parte da campanha do Outubro Rosa da Prefeitura de Petrópolis, e contou com a parceria da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO), e de cabeleireiros e maquiadores locais.

 

Foram cerca de 50 mulheres atendidas em salas do hospital onde foram organizados os atendimentos do salão de beleza. Além de oferecer atendimentos voltados ao cuidado estético das pacientes, a ação contou com orientações e mensagens de conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero. A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Alcides Carneiro, Rosângela Amaral, conta que a iniciativa teve como objetivo levantar a autoestima das pacientes, e ao mesmo tempo levar informações sobre o câncer, na programação do Outubro Rosa do hospital.

 

“O nosso foco com essa ação foi resgatar a autoestima das nossas pacientes. Tem mulheres internadas aqui que já estão há algum tempo conosco, sentem falta da família, dos amigos e de suas vida em geral. Ver o sorriso no rosto delas e o olhar brilhando não tem preço. É isso que nos motiva a fazer sempre mais. Foi um dia muito leve para todos no hospital. Para as próprias pacientes, mas também para os acompanhantes, enfermeiros e toda a equipe de trabalho”, contou ela, lembrando que algumas mulheres se emocionaram com os atendimentos.

 

A paciente Vera Regina, de 70 anos, está internada. Ela foi uma das pacientes que se emocionou após receber o corte de cabelo e fazer as sobrancelhas: “Eu estou me sentindo muito bem. Me sinto viva e alegre. Tenho meu cantinho, meu trabalho, faço minhas coisas e estou com muita saudade de realizar as minhas atividades. Esse dia de beleza deu uma animada no meu astral”, disse ela, já emotiva.

 

O prefeito Hingo Hammes frisou a importância de ações como esta. "O envolvimento das pessoas, com trabalho humanizado, gera uma conscientização ainda maior. Além de voltarem as atenções para a importância dos cuidados com a saúde, acabam atuando como multiplicadores em suas famílias, seus amigos e vizinhos".

 

O Dia de Beleza no HAC contou com a colaboração dos cabeleireiros Ale Collares e Uelita Aguiar, e da maquiadora Maria Eduarda Vieira, que trabalham no Salão Esmalteria Paris. Além deles, participaram da ação o cabeleireiro e maquiador, Renato Venceslau, e a maquiadora Clarice Andrade. A cabeleireira Uelita relata a sua experiência. “É sempre legal fazer essa troca, em que a gente doa um pouco do nosso tempo, do nosso trabalho, em prol dessa causa, dentro da campanha do Outubro Rosa. Foi muito bom”.

 

Clarice conta que perdeu sua mãe há 10 anos atrás por câncer no HAC. Ela revela qual foi o sentimento ao retornar ao hospital: “Foi muito gratificante. Senti uma conexão com as pacientes, porque mesmo com alguma debilidade, elas se abriram pra gente e deixaram a gente ajudá-las a se sentirem bem e bonitas novamente. Ter esse momento em que elas puderam brincar, descontrair, falar sobre vida, família e elas se expressarem da forma que realmente são, foi muito bom”, contou ela, dizendo ainda que quer voltar mais vezes.

 

Louis Boden Neto, diretor presidente do Sehac, que administra o HAC, também acompanhou as atividades no hospital. Ele agradeceu o apoio dos colaboradores na missão de devolver às mulheres o brilho que algumas doenças pode tirar delas: “De coração, agradeço a cada um que se dispôs a estar conosco aqui sem receber nada em troca, apenas de bom coração. São essas atitudes que nos comovem e salvam vidas. Foi muito legal acompanhar e ver esses corredores cheios de sorrisos e de vida”, disse ele, contando que a intenção agora é realizar um dia de beleza com as funcionárias do hospital.


 

Atividades no HAC no Outubro Rosa

 

O Dia de Beleza realizado nesta segunda-feira (25) no Hospital Alcides Carneiro (HAC) faz parte da programação da Prefeitura de Petrópolis na campanha do Outubro Rosa do município. No último sábado foi o Dia D de atendimentos na cidade em mais de 40 unidades de saúde e no HAC, que fez 88 exames, entre ressonâncias magnéticas, mamografias, e ultrassonografias de mama e transvaginais.

 

Além disso, durante todo o mês o hospital está promovendo mutirões de ultrassonografias de mama aos sábados e domingos, organizou um almoço especial para os pacientes internados na quinta (21) e sexta-feira (22), além de contar com ações de conscientização, em parceria com os profissionais da APPO.


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE