PUBLICIDADE


 

 



Moradores da Vila São José, em Petrópolis, participaram de um encontro com a equipe da Comissão de Pele do Hospital Santa Teresa para aprender um pouco mais sobre saúde na tarde desta terça-feira (23). A ação tinha como objetivo ensinar os moradores como prevenir as lesões por pressão, normalmente causadas em pessoas acamadas.

 

As lesões acometem mais comumente idosos, prematuros e deficientes físicos e surgem em locais com maior proeminência óssea. “As lesões por pressão podem ter consequências sérias para os pacientes podendo aumentar o tempo de internação, dificultando a recuperação. Investir em ações de prevenção é fundamental, por isso, é fundamental dividir nosso conhecimento com as famílias que diariamente convivem com pacientes acamados em casa”, explicou a coordenadora de enfermagem Gabriela Fecher, destacando a importância de levar o conhecimento dos profissionais também para as comunidades.

 

“Esteja o paciente no hospital ou em casa, o familiar deve ser um aliado da equipe de enfermagem para evitar as lesões. É muito importante preparar o familiar para a manutenção dos cuidados em caso de alta”, analisou.


No encontro realizado na Vila São José, a equipe de enfermeiras explicou que as lesões são causadas pela permanência do paciente em uma única posição. Para evitar o problema, é necessário alterar as posições a cada duas horas, incluindo, a possibilidade de colocar o paciente também sentado em uma cadeira. Outros cuidados também são fundamentais para prevenir as lesões por pressão, como lavar a pele com sabonete neutro, secar bem o corpo, manter a pele hidratada, cuidar para não deixar fraldas úmidas, e cuidar da alimentação e hidratação do paciente.

 

“Recomendamos aos familiares que procurem um profissional de saúde assim que perceberem vermelhidão em pontos de maior incidência de lesões, como a parte de trás na cabeça, a parte superior das costas, os cotovelos e na lombar”, explicou a enfermeira Mônica Adriele Pereira.

 

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE