PUBLICIDADE


 

 

Dr. Ricardo Freire

 

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado nesta quarta-feira (17)

 

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado nesta quarta-feira (17). A data faz parte da campanha do Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar os homens sobre o cuidado integral da saúde. Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura de Petrópolis realiza ações nos postos de saúde da cidade, palestras e mutirões de atendimentos com o objetivo de alertar as pessoas para os cuidados com a doença. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens.

 

Com o tema, “Fortalecendo o acesso dos homens na Atenção Primária de Saúde, Caminhos e estratégias do acesso, direcionando o cuidado integral da população masculina”, a Prefeitura de Petrópolis está realizando a programação do Novembro Azul na cidade. O médico urologista, Ricardo Freire atua no Hospital Alcides Carneiro, unidade pública de referência para a realização de cirurgias oncológicas e diagnóstico de câncer, entre os quais o câncer de próstata. Ele ressalta que um a cada 8 homens no Brasil, terá câncer de próstata.

 

“O homem tem que procurar o atendimento primário na rede de saúde para fazer o acompanhamento. Um a cada 8 homens no Brasil vai ter câncer de próstata. É importante sempre ele saber como está o seu corpo. Depois do Covid-19, menos de 40% dos homens foram diagnosticados com câncer de próstata. Ou seja, diminuiu muito o diagnóstico da doença,  possivelmente porque os homens não foram, ou não voltaram aos urologistas para o acompanhamento de rotina”, alerta Ricardo.

 

Ele explica o que é o câncer de próstata: “O câncer surge na próstata , que é uma glândula que ajuda a nutrir os espermatozóides, e é exclusiva do homem. Ela passa pelo canal da urina e é importante para fertilização. A maneira mais comum de diagnosticar a doença é através de um exame de sangue específico da próstata, chamado PSA, que ajuda no rastreamento da doença. Outra forma de diagnóstico, é através do toque retal em que a gente sente a próstata, que está bem próxima desta localização”.

 

Homens negros, ou que tiveram parentes de primeiro grau diagnosticados com câncer de próstata,  pessoas com obesidade e acima de 50 anos têm maior risco de desenvolver a doença. Os sintomas mais comuns são dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia e até mesmo, sangue na urina. Por isso, o diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados.

 

Ricardo finaliza dizendo que os cuidados gerais com a saúde devem ser mantidos com frequência para evitar a doença: “É importante dizer que não existe a prevenção do câncer de próstata. Existem cuidados que podemos ter para diminuir a chance de câncer de próstata. Exercícios físicos e uma alimentação saudável com tomate, brócolis, castanha do Pará e vitamina D, são alimentos que podem contribuir na diminuição de risco da doença”.

 

Prefeitura de Petrópolis tem programação de atendimentos no Novembro Azul

 

O mês de novembro da Prefeitura de Petrópolis conta com eventos presenciais, e o Dia D de atendimento ao público masculino em 27 de novembro. Entre os principais eixos da política de saúde do homem que são abordados estão acesso e acolhimento, sexualidade responsável e planejamento familiar, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina e prevenção de violência e acidentes.

 

O Hospital Alcides Carneiro (HAC), unidade pública de referência para a realização de cirurgias oncológicas e diagnóstico de câncer, entre os quais o câncer de próstata, terá uma semana inteira dedicada à saúde do homem. Serão pelo menos 228 atendimentos para diferentes procedimentos - entre consultas, exames e cirurgias exclusivamente voltadas para o público masculino - realizados na unidade entre os dias 22 e 27 de novembro. Ao longo da semana serão 140 consultas e 36 cirurgias realizadas neste período – todos com agendamento prévio. No sábado (27/11) – Dia D – serão realizados 52 exames entre ressonâncias magnéticas e ultrassonografias de próstata.

 

Entre os dias 23 e 25/11, serão promovidas ações no Centro Administrativo da Prefeitura de Petrópolis para os funcionários e servidores, com orientações voltadas à saúde do homem, palestras sobre o cuidado integral de saúde do homem, testagem rápida para Infecções Sexualmente transmissíveis, orientações nutricionais e sobre saúde mental, além de atividades físicas com a Academia da Saúde.

 

No dia 26, o governo municipal por meio da Secretaria de Saúde, realizará o Pit Stop de atendimentos na Praça Dom Pedro II, no Centro Petrópolis. Serão oferecidas orientações à saúde da população masculina, verificação de pressão arterial, glicose, testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis, abordagem sobre causas externas, violência no trânsito, e apoio de outros serviços da saúde.

 

Na mesma data, o Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira, no Centro da cidade, realizará atendimentos do público masculino terceiro turno, das 17 às 20 horas. Os homens passarão por consultas clínicas, orientações de planejamento familiar e tabagismo, testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis, além da solicitação de ultrassonografia de abdômen total e de próstata.

 

O Dia D da campanha do Novembro Azul em Petrópolis será no dia 27. Mais de 30 unidades de saúde participarão realizando atendimentos à população masculina. Entre as ações previstas estão, abordagem sobre disfunções sexuais, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Câncer de Pênis e Câncer de Próstata, solicitação de exames de acordo com a demanda do especialista, orientações junto com a Academia de Saúde, abordagem e fortalecimento sobre o Pré-Natal do parceiro, realização de testes rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis, atendimento odontológico, atualização do cartão vacinal do homem, orientações sobre planejamento familiar, consulta multidisciplinar com médico, enfermeiro, dentista e assistente social, aferição de pressão arterial e glicose, mensuração de peso e altura para cálculo do IMC e vigilância nutricional do homem.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE