PUBLICIDADE


 

 



Desde fevereiro, 450 metros cúbicos de rocha, o que representa cerca de 1400 toneladas, foram detonadas na cidade

 

As equipes da Prefeitura de Petrópolis acompanharam mais um desmonte de rocha, realizado neste sábado (26), na Rua Barão de Águas Claras, uma das localidades afetadas pelas chuvas de fevereiro. No local foi feita a detonação de 50 toneladas de rocha.

 

“Hoje eliminamos mais um risco remanescente na cidade e vamos continuar fazendo todos os desmontes que forem necessários”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo, que lembrou que a intervenção na rocha da 24 de Maio ficou sob responsabilidade do Estado. “Estamos pedindo urgência para a realização das obras no local por conta de riscos eminentes existentes”, pontuou.

 

De acordo com o responsável pelo desmonte das rochas, Camilo Hemerly, a ação deste sábado pode ser considerada a de maior complexidade entre as realizadas ao longo dos últimos 40 dias. A rocha da Barão de Águas Claras estava posicionada a 300 metros de altura, com inclinação de 45 graus em relação à rua principal.

 

Os trabalhos na localidade serão encerrados no domingo, quando será feita a limpeza dos fragmentos de rocha. Hoje, cerca de 30 homens, entre agentes das secretarias de Defesa Civil e Obras, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e COMDEP atuaram no local para o apoio às equipes especializadas.

 

Uma área de 50 metros foi evacuada e os moradores da região foram avisados, com carro de som que percorreu toda a região, sobre a ação que seria realizada no local.

 

Amanhã (27), as equipes também vão atuar na Rua Coronel Veiga e ao longo da semana, outras localidades serão incluídas no cronograma do desmonte.

 

Desde o mês de fevereiro, as equipes especializadas atuam na cidade para a retirada de 1,4 mil toneladas de pedras que estavam obstruindo vias públicas e que ainda ofereciam risco de deslocamento pelas áreas afetadas.

 

Para a detonação das rochas é utilizada uma técnica de baixo impacto, que usa uma corrente elétrica de baixa voltagem, que provoca a queima do produto a partir de uma reação exotérmica. A técnica utilizada não causa vibrações e é considerada de maior segurança para ser aplicada em locais habitados, tendo em vista que não provoca lançamento de fragmentos.


Assista ao vídeo:




Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE