PUBLICIDADE


 

 


 

Beethoven visita o Pão de Açúcar


“Beethoven visita o Pão de Açúcar”

A ação acontece neste domingo e é parte deste projeto

 

Fechado desde que fortes chuvas assolaram a cidade de Petrópolis, em fevereiro, e funcionando como um importante ponto de apoio para a população da cidade, o Sesc Quitandinha reabrirá seu teatro com exclusividade neste domingo (13/3), às 17h, para receber um concerto do projeto “Beethoven visita o Pão de Açúcar”. A apresentação será a primeira da orquestra de câmara formada por oito jovens músicos e dois renomados professores do Brasil, além de oito jovens e dois professores da Alemanha, num total de 20 instrumentistas, que acabam de realizar uma intensa residência artística no Orchesterzentrum – o primeiro centro de treinamento para futuros músicos de orquestra do país europeu. No programa, obras de Beethoven, Villa-Lobos, Clóvis Pereira e Vivaldi. 


O concerto do Sesc Quitandinha será gratuito e beneficente. Para ter acesso, cada pessoa deverá doar dois quilos de alimentos não-perecíveis. Os itens arrecadados serão direcionados aos moradores do município em situação de vulnerabilidade em função do temporal. 

 

Após realizar concertos na Alemanha e no Quitandinha, o projeto parte para mais três apresentações pelo estado do Rio de Janeiro: na Sala Cecília Meireles (RJ), no município de Barra Mansa e, ainda, um flashmob no Pão de Açúcar. 

 

 

 

Sobre o projeto “Beethoven visita o Pão de Açúcar”

Em todo o mundo, o ano de 2020 prometia uma série de comemorações pelos 250 anos de Ludwig van Beethoven. Em função da pandemia, grande parte das celebrações foi cancelada, adiada ou adaptada para o ambiente virtual. Uma das atividades planejadas para aquele ano e que será executada agora, é o projeto “Beethoven visita o Pão de Açúcar”, uma realização do Orchesterzemtrum (instituição conjunta das quatro faculdades estaduais de música na Renânia Norte-Vestfália - Detmold, Düsseldorf, Essen e Colônia), com produção da Artemundi Produções Culturais, financiada pelo Ministério de Cultura e Ciência da Renânia Norte-Vestfália. “O objetivo é dar início a um novo capítulo de cooperação musical entre Brasil e Alemanha, oferecendo a jovens brasileiros a oportunidade de realizarem um aprimoramento artístico singular em uma das mais prestigiadas academias da Europa no treinamento de futuros músicos de orquestra”, explica o produtor Pablo Castellar. 

  

O nome do projeto – “Beethoven visita o Pão de Açúcar” – não foi escolhido apenas para fazer menção a um dos principais cartões postais da cidade que receberá parte dos concertos. A ligação entre Alemanha e Brasil tem no Pão de Açúcar um símbolo histórico, uma vez que o projeto do seu primeiro teleférico foi desenvolvido em 1913, pelo engenheiro Julis Pohlig, que nasceu na mesma região que Beethoven. 

 


Teatro Mecanizado / Foto: Antonio Pinheiro

 

Residência artística e concertos na Alemanha e no Brasil estão na programação

Durante uma semana, o grupo se divide entre as atividades acadêmicas e a realização de dois concertos na Alemanha. No dia 8 eles se apresentam no Krönungssaal - a sala da coroação do palácio que abriga a prefeitura de Aachen. Construído em 1349, este salão secular do Sacro Império Romano confere à Câmara Municipal de Aachen a sua singularidade e a distingue de todas as outras Câmaras Municipais da Alemanha. Na Idade Média eram realizados, neste local, os banquetes de coroação. Hoje, é o palco da entrega do Prêmio Internacional Carlos Magno, o que confere ao salão uma grande relevância para toda a União Europeia. No dia 10, a orquestra se apresenta no próprio Orchesterzentrum, em Dortmund. 

 

Dia 13/3 é a estreia do projeto no Sesc Quitandinha. Em seguida, um dos mais prestigiados palcos da música de concerto no Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles, é a próxima parada do concerto no dia 15/3. No dia seguinte, 16/3, o projeto chega ao Sesc Barra Mansa. 

 

 

Programa

Heitor Villa-Lobos - Bachianas nº 4 

I. Prelúdio (Introdução)

Antonio Vivaldi - Concerto para 4 violinos em Si menor op. 3

I. Allegro II. Largo III. Allegro

Clóvis Pereira - Três Peças Nordestinas 

I. No Reino da Pedra Verde II. Aboio III. Galope

Ludwig van Beethoven - Quarteto de Cordas em Fá menor op. 95, (versão para cordas de Gustav Mahler); 

I. Allegro con brio II. Allegretto ma non troppo III. Allegro assai vivace ma serioso IV. Larghetto espressivo

 

 

Serviço

Concertos no Brasil 

Dia 13/03, às 17h – Sesc Quitandinha

Endereço: Avenida Joaquim Rolla, nº 2 – Quitandinha, Petrópolis

Ingressos: 2 quilos de alimentos não-perecíveis

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE