PUBLICIDADE


 

 

Profissionais homenageados pelo COREN RJ


Essa semana começou em clima de festa no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), sede da cerimônia realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro, em homenagem aos profissionais da Enfermagem que se destacaram atuando na linha de frente no combate à COVID-19 em Petrópolis.


“Eu tive a ideia desse prêmio pela relevância e o protagonismo que os profissionais da enfermagem tiveram e têm na atuação diária ao cuidarem dos pacientes. Os homenageados foram escolhidos pelas próprias equipes de atuação, entre auxiliares, técnicos e enfermeiros, através de votação. Então, a representatividade tem sido realmente daqueles heróis dos anônimos à beira do leito, que no apagar das luzes fizeram a diferença para que não houvesse um genocídio no Brasil”, explica a enfermeira Cristiane Bernardo, diretora do COREN-RJ.


O Prêmio de Honra ao Mérito aos Heróis da Enfermagem no enfrentamento à COVID-19 “Olho no Olho: há vida por trás da máscara” destaca a importância da atuação dos profissionais na área da saúde, especialmente no período mais crítico da pandemia.


“Hoje eu represento os 320 mil profissionais de enfermagem do estado do Rio de Janeiro, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Esse prêmio destaca o papel social desses profissionais, pois foram os verdadeiros heróis nessa pandemia. Estamos saindo de um período pandêmico, entrando no endêmico e, ao longo de toda a pandemia, a enfermagem foi responsável não só por cuidar dos pacientes, mas também por imunizar a população. Então, é um sentimento de vitória, de realização e de dever cumprido que culmina com a entrega desse prêmio. A gente agradece à UNIFASE por ter trazido esse prêmio para essa casa, corroborando com a questão da educação associada à estrutura de conhecimento para salvarmos vidas” destaca Lilian Behring, presidente do COREN -RJ.


A cerimônia teve a participação de diversos profissionais que atuam em Petrópolis, em unidades públicas e privadas de saúde. Para os homenageados, o prêmio é um justo reconhecimento por toda a dedicação e empenho dos profissionais que estão sempre à disposição para cuidar dos pacientes.


“A nossa categoria existe há anos, mas somente durante a pandemia que algumas pessoas começaram a nos reconhecer como profissionais, pois estivemos à frente e muitos deram a própria vida. Perdemos alguns colegas de profissão e familiares. Infelizmente, as pessoas acabavam vendo a enfermagem como segundo plano. A verdade é que nós estamos lá durante e depois do processo de tratamento dos pacientes. Na graça de Deus, ficamos de dia e à noite, são 24 horas à beira dos leitos”, comenta Sérgio Aguiar Valadares, enfermeiro homenageado que atua na UTI Adulto do Hospital Unimed Petrópolis.


Sede da celebração, a UNIFASE destacou o protagonismo dos profissionais e a importância da atuação de cada um dos homenageados e de suas equipes no combate à COVID-19. Sendo um espaço de formação de excelência na área da saúde, a instituição frisou também a humanização no atendimento.  


“Em um período tão desafiador, em que várias pessoas só queriam distanciamento dos enfermos, as equipes de enfermagem se fizeram presentes, padecendo junto, compadecendo-se da população, sem deixar buracos no sistema da saúde. Diante desse cenário, vários profissionais se destacaram nessa entrega à população. A UNIFASE trabalha com valores e quer mostrar para os seus alunos o valor da vida. Essas pessoas que foram homenageadas trazem junto com a atuação profissional esse valor da vida e são exemplos para os nossos estudantes. A humanização no atendimento é essencial, vemos que há muitos profissionais bons, que exercem seus ofícios com sinceridade, honestidade, dedicação e doação”, frisa Abílio Aranha, coordenador geral de ensino da UNIFASE.


Na ocasião, o curso de Enfermagem da UNIFASE realizou a Cerimônia de Insígnias de 35 alunos, um ritual de passagem do ciclo teórico para o ciclo prático do curso.


“É um dia de celebração no curso e na profissão. Estamos no mês da enfermagem e retornando às cerimônias para o presencial. Então, é uma grande alegria realizarmos essa cerimônia de insígnias e ao mesmo tempo celebrar com o COREN, homenageando os profissionais que estiveram na linha de frente no combate à pandemia. É um momento precioso para fortalecermos e mostrarmos essa união dos profissionais, que serve como exemplo, motivação e inspiração para os nossos alunos e futuros profissionais da enfermagem”, salienta Isabelle Geoffroy, coordenadora do curso de enfermagem da UNIFASE. 


Em um momento tão importante no processo de formação profissional, os acadêmicos destacaram o amor à profissão e o entusiasmo com o início do ciclo prático de aprendizado nos diversos cenários oferecidos pela UNIFASE.


“Escolher a UNIFASE como minha escola de formação foi escolher um caminho mais amplo dentro da profissão, pois além da qualidade do ensino e de todo o suporte emocional que é oferecido, terei a oportunidade de conhecer diferentes cenários práticos. Desde criança, sempre quis cursar enfermagem. Hoje, se inicia um novo ciclo nessa jornada e eu só tenho a agradecer. Estou muito feliz e empolgada”, comenta Patrícia Bento, aluna do 7º período de enfermagem da UNIFASE.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE