PUBLICIDADE


 

 




Escuta ativa e carinhosa, acolhimento e garantia dos direitos. Essas são algumas das atribuições do assistente social, dentro da APPO - Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos. No dia 15 de maio, é comemorado o dia deste profissional que faz toda a diferença na APPO e na vida dos acolhidos e assistidos pela Instituição.

 

O assistente social é um profissional formado em serviço social, que vai identificar as necessidades não atendidas das pessoas e articular o acesso à garantia dos direitos sociais. Este profissional faz é um dos que integram o grupo de atendimento multidisciplinar da APPO, que conta ainda com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, entre outros.

 

Atualmente, a responsável por este trabalho na APPO é a assistente social Andrea Teixeira. Ela iniciou a sua caminhada na Instituição em janeiro de 2020, e logo em seguida deu-se início o estado de pandemia da Covid-19. De lá para cá, são dois anos desenvolvendo este trabalho tão importante na vida das pessoas assistidas pela APPO e familiares.

 

“É muito gratificante saber que fazemos a diferença na vida destas pessoas em um momento tão complicado, não só para aqueles que passam pela doença, como também para todos que estão ao redor diariamente. Muitas vezes, elas querem ser ouvidas e ter alguém disposto a isso, muda vidas”, destacou Andréa.

 

Na APPO, o trabalho de assistência social é feito desde 2014 com as pessoas de fora de Petrópolis que são acolhidas pela Instituição durante o tratamento de câncer e também com famílias da cidade que têm algum ente querido acometido pela doença e estão em situação de vulnerabilidade social. Elas são acompanhadas e recebem o atendimento básico que não é suprido pelas políticas públicas.

 

São desenvolvidos, ainda, projetos e atividades socioeducativas em conjunto com a equipe da APPO. O trabalho vai além dos muros da Instituição, no intuito de pensar estratégias para garantir o direto das pessoas com câncer em Petrópolis, acompanhando e colaborando para as políticas públicas de assistência social e saúde do município.

 

“O Trabalho da Assistência Social faz toda diferença na APPO, desde o acolhimento das pessoas que chegam, passando pelo acompanhamento, até o fim do tratamento. A Andréa é extremamente receptiva, carinhosa e está sempre disposta a ajudar, o que traz uma segurança muito grande para quem está passando por este momento difícil e também para toda a nossa equipe”, ressaltou a presidente voluntária da APPO, Ana Cristina Mattos.

 

Andréa Teixeira começou a vida profissional em 2011, atuando na Secretaria de Assistência Social de Petrópolis, no atendimento às vítimas das chuvas da tragédia da Região Serrana, em 2011. Conheceu a APPO por meio das reuniões do Conselho de Assistência Social e de Saúde. Em 2019 foi convidada a prestar assessoria para a Instituição, pela experiência que havia acumulado trabalhando no Gaape, o Grupo Amigos dos Autistas de Petrópolis, e também na Mitra Diocesana. Logo depois, veio o convite para integrar a equipe técnica da APPO para a fundamentação e organização das ações da Política de Assistência Social no atendimento às pessoas diagnosticadas com câncer.

 

“A doença traz um impacto muito complexo na realidade das famílias, principalmente aquelas mais vulneráveis. A partir desta realidade iniciamos o acompanhamento, primeiramente por uma escuta qualificada, sempre com muita empatia. O prazer em lutar pelo coletivo e pelos direitos das pessoas nesta sociedade em que vivemos foi o que me trouxe para a área e a cada dia que consigo contribuir para a vida de uma pessoa, ou uma família, é uma vitória”, finalizou Andréa.

 

Mais informações sobre a APPO ou como se tornar um parceiro e mudar a vida de algum paciente oncológico, podem ser obtidas na sede da APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, localizada à Rua Visconde da Penha, nº 72 - Centro – Petrópolis – RJ, por meio do telefone fixo (24) 2242-0956, do WhastsApp (24) 99274-1377, do site www.appo.org.br, do e-mail appo@appo.org.br ou ainda das mídias sociais Facebook @appo.org (httpswww.facebook.comappo.org) e Instagram @associacaopetropolitana.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE