PUBLICIDADE


 

 

Teatro Santa Cecília 



Depois de um longo período fechado, o Teatro Reynaldo Chaves, também conhecido como Auditório Reynaldo Chaves, que fica no 4° andar do prédio da Escola de Música Santa Cecília, está aberto e pronto para receber espetáculos e apresentações em Petrópolis.

 

Construído em 1964, o teatro homenageia o músico e dramaturgo Reynaldo Chaves, que ocupou a cadeira de presidente da Escola de Música, além de ter sido um dos fundadores da Sociedade Civil Escola de Música Santa Cecília. O homenageado é avô do conhecido maestro e compositor Ernani Aguiar, cuja família tem uma grande ligação com a Escola, desde sua fundação.

 

Inicialmente, o teatro foi construído com 150 lugares, utilizando móveis centenários do antigo cinema “Santa”. Foi necessária uma adequação para 110 assentos, devido à legislação vigente com relação à segurança e acessibilidade. O cinema “Santa” funcionava na casa anterior à construção do prédio da Escola de Música Santa Cecília.

 

De acordo com o historiador Joaquim Eloy, que participou das apresentações de inauguração, o “Auditório” foi inaugurado com um espetáculo de teatro montado e realizado pelo Teatro Experimental Petropolitano. “Foram expressivas homenagens. A primeira pela escolha de dois textos teatrais, em um ato cada, de Ruben de Almeida Nobre, dedicado e atuante conselheiro da Escola de Música  e complementando a apresentação de um quadro com declamações de poemas de poetas petropolitanos, principalmente dos dois mais importantes nomes da história da Escola de Música, os ex-presidentes poetas Joaquim Gomes dos Santos e Reynaldo Chaves, em magníficas interpretações de Darcilia de Oliveira, Paulo Ribeiro, Paulo G. Santos e que eu também tive o prazer de participar, sob imensa emoção”, relembrou Joaquim Eloy.

 

A partir de então, o TeatroReynaldo Chaves foi palco para muitos espetáculos teatrais, concertos musicais, corais, reuniões de literatura, assembleias, reuniões de conselhos da Instituição e foi até locação de filmes, sendo o mais recente “Chacrinha – O velho Guerreiro”. As audições dos alunos da Escola de Música também utilizavam o espaço, que voltará a ser ocupado pelos estudantes, com a retomada com força total dos cursos da EMSC.

 

“O espaço tem sido uma referência no mundo cultural de Petrópolis, como espaço multimídia, democrático sempre aberto à comunidade petropolitana de diversas áreas e de todos os segmentos de atividades culturais profissionais e amadoras”, concluiu Joaquim Eloy.

 

Agora, o Teatro Reynaldo Chaves está aberto para locação de pessoas físicas e jurídicas que queiram realizar um evento. A receita será revertida para os custos e manutenção do próprio teatro, que vem sendo custeados pela Escola de Música. Os interessados devem entrar em contato com a diretora artística da EMSC, Julia Ourique, por meio do telefone (24) 992242473.

 

Mais informações podem ser obtidas na Escola de Música Santa Cecília, localizada à Rua General Osório, 192, Centro, por meio do telefone (24) 2242-2191, do WhatsApp (24) 9 8823-8811.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE