PUBLICIDADE


 

 


 



A persistência é umas das principais características do vencedor do Prêmio Nacional do Turismo 2019, Dann Mattos, que é Chef e ainda foi o criador do Circuito Turístico de Secretário, em Petrópolis. E, foi justamente esta qualidade, que possibilitou que ele conseguisse, após três longos anos, o selo da Estrada Real, para Secretário. A região conta agora com um carimbo, que moradores e turistas podem usar nos passaportes disponibilizados para quem faz o trajeto do Caminho Novo. A novidade foi oficializada no último dia (03). 


"É uma verdadeira vitória! Secretário foi aprovada para ser um dos 12 pontos de carimbo da Estrada Real – a maior Rota Turística do país. Nós integramos o Caminho Novo, que foi criado em 1.722, pela família real portuguesa, para ser a rota mais segura até o porto do Rio de Janeiro. Principalmente porque as cargas estavam sujeitas a ataques piratas na rota marítima entre Paraty e Rio. O trajeto tem 515km de extensão e vai de Ouro Preto, em Minas Gerais, ao Porto Estrela, em Magé. Muitos podem achar se tratar apenas de um carimbo, mas foi árduo conquistá-lo e tenho certeza que isso atrairá ainda mais turistas”, disse emocionado Dann Mattos. 


O passaporte é emitido pelo Instituto Estrada Real. Em Petrópolis ele pode ser retirado no Centro de Informações Turísticas CIT, todos os dias de 9h às 18h, na Praça da Liberdade. Já o carimbo está disponível no posto de gasolina, que funciona 24h, Estrada de Secretário, número 5850, em Pedro do Rio. O carimbo tem a gravura da Escola Barros Franco, prédio que faz parte da história da localidade e dos moradores. 


“Meus avós estudaram lá, assim como muitos que vivem aqui. Então nada mais justo que homenagearmos a escola. O circuito do Caminho Novo conta com 12 pontos de carimbos em diferentes regiões, e agora Secretário faz parte disso! É um momento de muita celebração, e para que todos de Secretário se sintam representados pelo resgate da nossa história. Me sinto muito feliz e espero que toda comunidade também”, disse emocionado Dann Mattos. 


Em Petrópolis, além da Praça da Liberdade, o passaporte pode ser carimbado na Pousada 14 Bis, na Rua Buenos Aires, e no Centro Cultural Estação de Nogueira, na Avenida Leopoldina, em Nogueira. “O fato de eu ter conseguido o Prêmio Nacional de Turismo, lá em 2019, ajudou muito para o desenvolvimento turístico da região e mais ainda para conseguir este carimbo. 

 

Sobre a Estrada Real  

De acordo com dados do Instituto Estrada Real, ela é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região. A história da estrada teve início em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real. 

 

Sobre Secretário 

No século XVIII Secretário, em Petrópolis, foi uma sesmaria que pertencia ao secretário da Câmara da Capitania do Rio de Janeiro, que deu origem ao nome do então vilarejo. Ele tinha sido designado a manter o caminho que ligava as Minas Gerais ao Rio, e combater os contrabandos. Com o tempo foram surgindo pelo caminho grandes fazendas e a região foi crescendo. A região ainda conserva as características rurais, mas tem se adaptado também aos novos tempos. 

 

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE