PUBLICIDADE


 

 


 

Mais de 2,5 mil petropolitanos e turistas estiveram no Palácio de Cristal no sábado e no domingo, primeiro fim de semana depois da reabertura do espaço pela Prefeitura, na sexta-feira. O grande número de visitantes, que tiveram várias atividades culturais como atrativo adicional, não é o único motivo de comemoração para a Secretaria de Turismo: a taxa de ocupação hoteleira na área central de Petrópolis chegou a 83,5%, uma das maiores registradas neste ano.

 

"A volta do Palácio de Crsital ao nosso roteiro turístico-cultural, após mais de dois anos fechado, é expressão da retomada econômica de Petrópolis. Poder reabrir o palácio, restaurado, é um orgulho que compartilhamos com todos os petropolitanos", disse o prefeito Rubens Bomtempo. Ao lado da primeira-dama e secretária-chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, ele voltou ao palácio ontem, dois dias depois de ter presidido a cerimônia de reabertura.

 

A secretária municipal de Turismo, Silvia Guedon, destacou a importância do Palácio de Cristal para a demanda turística, já que o prédio histórico de ferro e vidro é um dos atrativos mais procurados no Centro, junto com a Catedral de São Pedro de Alcântara, reinaugurada no dia 1º. "Os turistas estão se sentindo muito atraídos para passar um fim de semana em Petrópolis com esses dois atrativos abertos. Temos as melhores expectativas para as próximas semanas", afirmou.

 

A taxa de ocupação hoteleira no fim de semana, observou a secretária de Turismo, mostra que o movimento turístico está "muito aquecido" na alta temporada em Petrópolis. Além de atingir 83,3% na região Central, a taxa alcançou 91,2% nos demais distritos, incluídos Itaipava, Araras e a localidade de Secretário. Outra razão para ver o período com otimismo, acrescentou Silvia Guedon, é o esperado prolongamento da temporada de inverno, pois a Bauernfest será realizada de 12 a 28 de agosto.




 

Flores, artes e fotos

 

Como no tempo da inauguração, em 1884, o Palácio de Cristal foi reaberto com exposição de orquídeas, violetas, bromélias, cactos e outras espécies cultivadas por produtores petropolitanos, que puderam ser adquiridas pelos visitantes. Junto com esse atrativo botânico e a beleza do lugar, os turistas e moradores da cidade puderam apreciar a roda de capoeira do Mestre Fumacinha e ouvir o grupo de choro Espanta Freguesia, o duo Gracindo e Magnani e a sambista Mayara Ferreira.

 

A programação dominical incluiu também uma oficina sobre turbantes, ministrada por Soninha Maracanã, para marcar o Dia Internacional da Mulher Negra e Latino-Americana e Caribenha, celebrado nesta segunda-feira. Uma das que conheceram a simbologia do turbante como afirmação da resistência negra foi a menina Nicole, 8 anos, levada ao Palácio de Cristal pelo pai, o fotógrafo Glauco Medeiros. Nicole voltou para casa com um turbante colorido, presenteada por Soninha.

 

Dentro e fora do Palácio de Cristal, uma cena foi comum ao longo dos dois dias: turistas e petropolitanos - muitos, com crianças - fotografando o espaço com smartphones e posando para selfies. O casal Valéria Valadão e Wendell Yanes, de Duque de Caxias, subiu a serra no sábado e voltou encantado com a restauração, além de ter elogiado o novo piso externo, de fulget. "Vim aqui há tempos e lembro que o chão era de pedrinhas. Ficou bem melhor. E o Palácio está lindíssimo", disse Valéria.

 

 

Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!

Siga-nos s mídias sociais para conferir outros conteúdos exclusivos! Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube!

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE