PUBLICIDADE


 

 

Palácio de Cristal / Foto: PMP


Mais de dois anos e meio depois do fechamento para obras, o Palácio de Cristal vai ser reaberto aos petropolitanos e turistas nesta sexta-feira (22). Um dos principais cartões-postais de Petrópolis, o espaço está integralmente recuperado pela Prefeitura, que assumiu a restauração do palácio no início do ano, complementando os trabalhos paralisados em 2020, na área externa, realizados com recursos da Caixa Econômica Federal.

 

O Palácio de Cristal vai ser restituído ao público em cerimônia a partir das 10 horas, com a presença do prefeito Rubens Bomtempo. “Estamos devolvendo à visitação um patrimônio de valor histórico e arquitetônico não só para Petrópolis, mas também para todo o Brasil. A volta das atividades no palácio é mais uma marca da retomada da cidade, a exemplo da reinauguração de nossa Catedral, no mês passado”, afirma o prefeito.

 

Após a inauguração, o Palácio de Cristal passa a se preparar para o seu evento anual mais importante – a Bauernfest, de 12 a 28 de agosto, em sua 33ª edição. Realizada no espaço desde 1990, em homenagem aos colonos alemães, a festa não foi promovida no local em 2020 e 2021.


  

Patrimônio restaurado

 

As obras externas no Palácio de Cristal começaram em outubro de 2019 e foram paralisadas no início de 2020, por problemas que levaram à substituição da empresa contratada e devido a pesquisas arqueológicas no subsolo da área externa. Em janeiro deste ano, as obras foram retomadas pela atual gestão. Como o contrato original não previa a restauração do palácio, a Prefeitura licitou esse serviço e iniciou essa obra, em paralelo com os trabalhos no jardim.

 

As obras também incorporaram à parte externa uma inovação tecnológica – o piso fulget, drenante e antiderrapante, nos quase 600 metros de passeios entre os canteiros. “Agregamos um piso de melhor qualidade ao espaço, sem fugir visualmente do anterior”, diz na Secretaria de Obras o engenheiro Diego Cariús Machado, do Departamento de Obras Públicas, que supervisionou os trabalhos.

 

+++LEIA MAIS: Governo Municipal estipula a meta: abertura do Palácio de Cristal antes da Bauernfest 2022 


A recuperação do Palácio de Cristal inclui a restauração do pórtico de entrada; a recuperação das muretas e gradis ao redor do terreno e das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias; a impermeabilização e pintura dos chafarizes; a drenagem e a recomposição do jardim; a reforma dos sanitários, no subsolo; e a instalação de elevador para pessoas com deficiência e de rampa para acessibilidade.

 

No palácio, os trabalhos da Prefeitura abrangeram a pintura dos tijolos de cerâmica na base da edificação, da estrutura de ferro, esquadrias e cobertura; o polimento e aplicação de resina no piso; a recuperação de fechaduras, cremonas, dobradiças, esquadrias e gcradis; e a substituição de vidros e de parte do forro, que recebeu proteção imunizante e pintura, extensiva aos frisos em madeira do prédio.


+++LEIA MAIS: Turismo de Petrópolis está otimista com reabertura da Catedral e do Palácio de Cristal

 

 

Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!

Siga-nos s mídias sociais para conferir outros conteúdos exclusivos! Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube!

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE