PUBLICIDADE


 

 



PETRÓPOLIS. O monumento da águia está passando pela primeira restauração desde que foi construído, em 1899. O restauro, promovido pela Prefeitura, vai devolver à escultura a volumetria e a função de chafariz, preservando todas as características originais. Além das intervenções na águia, também será feita a recuperação da parte hidráulica e elétrica, e uma nova iluminação.

 

“Todo esse trabalho de restauro é para recuperar esse monumento tão importante para a nossa cidade, um dos pontos turísticos mais visitados, ficando bem em frente ao Museu Imperial e cercado por prédios históricos - o Centro de Cultura, o Frei Memória, sede da Secretaria de Educação e a Câmara Municipal. Além disso, a águia fica em uma praça pública, que recebe vários eventos ao longo do mês”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

 

A restauração está sendo feita por uma empresa especializada. Todo o projeto foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan). Após a limpeza e tratamento dos danos causados ao longo dos anos, o monumento vai receber impermeabilização garantindo isolamento das ações do tempo e do clima. Um dos elementos da escultura, a cobra, com danos recebidos ao longo do tempo, também receberá intervenção com recomposição da volumetria e função original de chafariz.

 





“O trabalho de restauro passa pelo passado e o futuro por isso é muito minucioso. Iniciamos com a pesquisa, usando fotos antigas do Museu Imperial, que retratam como era a escultura original. O outro passo é a limpeza para que se chegue ao material e cor originais. Agora, estamos na consolidação, tratando as fissuras, rachaduras e outros danos. Tudo é feito com muito carinho para devolver à população de Petrópolis a beleza deste monumento”, explicou a responsável pela equipe de restauração, Luciana Lopes.

 

Após a recuperação de todo o monumento, a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) será também reformada, dentro do programa Adote uma Praça. “A produção da Deguste se interessou em adotar a praça e fazer as intervenções necessárias. É um importante espaço público que estamos preservando e vai ficar lindo”, ressaltou a presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), Diana Iliescu. O projeto Adote uma Praça foi criado pela Prefeitura e tem como objetivo firmar parcerias com a iniciativa privada para manutenção das praças e jardins do município.




Leia também:




Secretaria de Saúde de Petrópolis alerta sobre atuação de falsa agente de saúde no Cascatinha e arredores


Brasil tem 130 casos diários de abuso sexual contra crianças e adolescentes


Festival Paralímpico de Petrópolis acontece no sábado 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE


 

PUBLICIDADE