PUBLICIDADE


 

 




PETRÓPOLIS. Provocar uma reflexão na sociedade sobre a importância da valorização da Enfermagem e da Saúde Intercultural é uma forma de contribuir para que aconteçam mudanças de atitudes e a redução de desigualdades no acesso à saúde. Frequentemente, barreiras culturais e linguísticas impedem que algumas pessoas recebam cuidados adequados, o que pode agravar problemas de saúde e aumentar a demanda por serviços de emergência. O Sistema de Saúde precisa ampliar o acesso aos cuidados para todas as pessoas, independentemente da origem cultural, resultando em uma melhora significativa na qualidade do serviço e reduzindo possíveis problemas decorrentes de falhas de comunicação ou compreensão cultural.

 

“Com certeza, a reflexão sobre o tema da valorização da Enfermagem e Saúde Intercultural pode trazer muitos benefícios para toda a sociedade. Ao valorizar a Enfermagem e a Saúde Intercultural, os profissionais de enfermagem são incentivados a desenvolver habilidades e competências para atender aos pacientes de forma mais respeitosa e integral, levando em consideração suas diferentes crenças, valores, costumes e tradições. É uma forma de promovemos o respeito à diversidade cultural e a compreensão das diferentes necessidades e realidades de cada paciente”, explica Isabelle Geoffroy, coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFASE.

 

Comprometido com o Sistema Único de Saúde, especialmente na formação de excelência de profissionais que atuam na área, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) vai promover a sua XXII Semana de Enfermagem, nos dias 16 e 17 de maio. O evento tem a proposta de trazer o tema “A valorização da Enfermagem e Saúde Intercultural: caminhos para um cuidado plural” para debate entre os participantes, com a proposta de proporcionar oportunidades de atualização de conhecimentos, o compartilhamento de experiências e a integração entre os participantes.

 

“A escolha do tema da nossa Semana de Enfermagem da UNIFASE dialoga com esse pensamento, situando o cuidado como ato e método conectados com o mundo em que vivemos, permeado pelas contradições que emergem da desigualdade social, de preconceitos estruturais, como racismo (étnico-racial e cultural), machismo, preconceito de classe social, entre tantos outros. Nesse cenário, reafirmamos a luta e a necessidade de valorização da Enfermagem enquanto categoria estruturante do SUS e nos perguntamos: como ofertar um cuidado que não está dissociado das expressões da questão social e suas iniquidades, mas de forma alguma os reverbera? Essa é a emergência do debate”, explica Norhan Sumar, professor e organizador da XXII Semana de Enfermagem da UNIFASE. 

 

Durante o evento serão realizadas diversas atividades, como palestras, mesas-redondas e workshops. Neste ano, a Semana de Enfermagem da UNIFASE contará com cursos livres no período da tarde, oferecendo a oportunidade de aprimoramento e atualização de conhecimentos em áreas específicas. Serão ministrados três cursos: "Cateter Central de Inserção Periférica: objetivos, aplicação e demonstração"; "Uso de plantas medicinais na Atenção Básica" e "Interpretação de exames laboratoriais”. Além disso, o evento conta com rica programação. A palestra "precisamos falar sobre as doenças relacionadas às mudanças climáticas" será um tema em destaque, uma vez que as mudanças climáticas têm se intensificado nos últimos anos e afetado diretamente a saúde humana, podendo gerar impactos graves no sistema de saúde. A programação completa do evento e outras informações estão disponíveis no site: www.unifase-rj.edu.br

 

“Sem dúvidas, os temas que serão debatidos são atuais e de grande relevância para os profissionais da área da enfermagem, essenciais no sistema de saúde. Além das mudanças climáticas, penso que a proposta da palestra sobre ‘crise humanitária e o cuidado com povos originários e comunidades tradicionais’ também é de grande importância, pois aborda um tema que vem ganhando destaque na sociedade e que requer atenção especial por parte dos profissionais de saúde. No entanto, todas as palestras são igualmente relevantes e podem contribuir para a atualização e aprimoramento dos conhecimentos dos participantes. Gostaria de convidar a todos os estudantes, profissionais e interessados na área de Enfermagem e Saúde para participarem da XXII Semana de Enfermagem da UNIFASE”, conclui Isabelle Geoffroy.



Leia também:


Incêndio de grandes proporções atinge garagem de ônibus em Petrópolis


Agora é Lei: Permitida a entrada de animais domésticos em supermercados de Petrópolis


Petrópolis Convention aponta a tecnologia e sustentabilidade como novos desafios para o turismo


 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE