PUBLICIDADE


 

 


 

Fernanda Fadel / Foto: Divulgação


PETRÓPOLIS. O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, diversas ações e eventos são realizados para disseminar informações sobre a doença e promover a solidariedade entre as pessoas.

 

Uma das figuras centrais desse movimento é a madrinha do Outubro Rosa, uma pessoa que desempenha um papel crucial na transmissão da mensagem e no apoio às iniciativas relacionadas a essa causa. Em Petrópolis, a APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos escolheu para este ilustre papel, no ano de 2023, Fernanda Fadel.

 

“Conheci a APPO há muitos anos, mas meu envolvimento mais próximo ocorreu entre os anos de 2017 e 2018, quando trabalhei com Cris Moura, diretora da APPO e amiga que lutou e venceu o câncer de mama, fazendo o acompanhamento constante e que apoiava tanto essa causa. Infelizmente, ela faleceu durante a pandemia de outra enfermidade. Essa foi um dos motivos que me sensibilizou para a importância do apoio oferecido por organizações como a APPO a pacientes oncológicos e suas famílias, e estou comprometido em continuar apoiando essa causa”, ponderou Fernanda.

 

Para a APPO, que desde o primeiro evento seleciona uma mulher local para o cargo, a madrinha do Outubro Rosa exerce um papel fundamental ao ampliar a visibilidade e a autoridade do movimento. “A posição de destaque na sociedade, seja como celebridade, líder comunitário, profissional influente ou defensora de causas sociais, permite que a nossa madrinha alcance um público mais amplo e diversificado. A presença de uma madrinha também pode atrair a atenção da mídia, levando uma mensagem mais abrangente e aumentando o impacto das ações relacionadas ao movimento”, ressaltou Ana Cristina Mattos, presidente voluntária da APPO.

 

Fernanda contou que atualmente, participa ativamente da associação, apoiando-a de diversas maneiras. “Estabeleci parcerias de doações e colaboro com iniciativas, como o ECO Brechó, gentilmente liderado pela Ana Mayworm, que nos acolheu calorosamente. Além disso, busco constantemente novas formas de apoio à organização e estou envolvida na preparação do evento Outubro Rosa, contribuindo para sua realização”, dividiu emocionada.

 

Para a Associação a madrinha assume, principalmente no mês de outubro, o papel de porta-voz do Outubro Rosa, ajudando a sensibilizar as pessoas sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e os benefícios do autocuidado e da realização regular do autoexame e da mamografia.

 

“Acreditamos que através de sua influência e carisma, a madrinha deste ano, Fernanda Fadel, vai estimular a participação do público em eventos e atividades do Outubro Rosa, como a nossa tradicional caminhadas e as palestras que ministramos por toda a cidade”, frisou Ana.

 

A madrinha muitas vezes atua como embaixadora para campanhas de arrecadação de fundos voltadas ao apoio a pacientes com câncer de mama e suas famílias, ansiosa para financiar tratamentos, pesquisas e suporte psicossocial. “Dentro da associação, desempenho o papel de assessora do gabinete do prefeito Rubens Bomtempo, trabalhando em colaboração com ela e com a Chefe de Gabinete e primeira dama, Luciane Bomtempo. Fui encarregada por Luciane para fornecer o primeiro apoio à APPO, e nosso objetivo principal é atender às necessidades da associação em diversas frentes”, ressaltou Fadel.

 

Através de sua visibilidade, a madrinha pode chamar a atenção das autoridades e influenciar a formulação de políticas públicas relacionadas à saúde da mulher, incluindo o acesso facilitado a exames preventivos e tratamentos.

 

“Contribuo para a missão da APPO ao promover conscientização sobre a saúde. Após minha experiência com um tumor benigno na coluna lombar (2019-2021), incentivo práticas diárias de autocuidado. Isso inclui uma dieta menos inflamatória, com a exclusão de açúcar, farinha branca e lactose, e o uso de recursos naturais. Mantenho uma rotina de atividade física e cuido da saúde mental com terapias tradicionais e holísticas, além de valorizar momentos de relaxamento. Também destaco a importância dos exames anuais de prevenção”, compartilhou a atual madrinha.

 

Fernanda ainda ressalta que o envolvimento com a associação de pacientes com câncer teve um profundo impacto na jornada pessoal e experiência de vida. “Antes desse envolvimento, eu havia guardado as experiências relacionadas ao câncer em uma caixinha, evitando mexer com essas emoções complexas. Essa estratégia parecia confortável, mas não era saudável. Minha trajetória foi marcada por perdas dolorosas para o câncer, incluindo minha mãe, que faleceu quando eu tinha apenas 13 anos, após uma batalha contra um tumor no cérebro. Ela era uma pessoa incrivelmente altruísta, tanto material quanto emocionalmente, e sua dedicação ao cuidado com os outros deixou memórias especiais em minha mente. Além disso, uma amiga íntima de minha mãe, que reencontrei por acaso em 2019, também foi afetada pelo câncer de intestino. Apesar das tentativas de ajudar com uma dieta mais saudável, ela dependia principalmente de tratamentos tradicionais, e sua luta dolorosa foi uma lição sobre a importância da prevenção e de hábitos saudáveis. No entanto, também vivi uma história inspiradora de uma enfermeira que cuidou de minha mãe e, anos depois, venceu o câncer nas 2 mamas. Sua recuperação completa é uma prova de que a esperança e o tratamento adequado podem superar essa doença devastadora”.

 

Esse envolvimento profundo com a causa do câncer trouxe à tona questões e medos que a madrinha do Outubro Rosa, Fernanda Fadel, havia reprimido por muitos anos. Isso a levou a reconhecer a importância do autocuidado holístico, abrangendo o bem-estar físico, mental e espiritual. “Aprendi que, embora não possamos evitar completamente o câncer, podemos nos preparar para enfrentá-lo com resiliência e apoiar aqueles que estão lutando contra a doença”.

 

De acordo com a APPO a madrinha deste ano vai desempenhar um papel crucial no movimento Outubro Rosa, utilizando sua influência e visibilidade para conscientizar, sensibilizar e mobilizar a sociedade em relação à importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Sua atuação vai significativamente ampliar o impacto das ações do movimento, trazendo esperança e apoio para mulheres que enfrentam essa doença e inspirando ações concretas em prol da saúde das mulheres em todo o mundo.

 

“Estamos muito felizes com o fato da Fernanda ter aceitado nosso convite e temos certeza que este apoio e empenho não será apenas em outubro, mas que teremos mais um braço amigo no dia a dia da APPO”, finalizou Ana Cristina.

 

 

Serviço

APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

Rua Visconde da Penha, nº 72

Centro – Petrópolis – RJ

Telefone: (24) 2242-0956

WhastsApp: (24) 99274-1377

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE