PUBLICIDADE


 

 


A abertura será no dia 05, às 19h30, com um jantar de adesão no Restaurante Luigi.

 

Extensa programação até o dia 15!


PETRÓPOLIS. A Serra Serata 2023 vai ser aberta nesta quinta-feira (05) com um formato diferente em sua 14ª edição, mas igualmente saboroso e animado. A celebração da colônia italiana na cidade segue até o dia 15 em bares, restaurantes, delicatessens e cafeterias com cardápios especiais. Também serão realizadas oficinas gastronômicas e uma programação cultural com shows, baile e apresentação de banda e orquestra. O evento, que este ano tem o tema “La Festa di Tutti”, ganhou um complemento e agora será “A festa de todos, por toda a cidade” por sua característica de ser sido ‘pulverizada’ por vários ambientes.  A abertura será no dia 05, às 19h30, com um jantar de adesão no Restaurante Luigi.

 

Realizada pela Casa D’Itália Anita Garibaldi, com apoio de instituições e empresas, o evento festeja a colônia italiana que começou a se estabelecer a partir de 1845 na cidade e teve papel importante para formar a Petrópolis que é hoje. "A Serra Serata, que já celebrou 13 edições memoráveis, é uma festa que pertence a toda a cidade. Contamos com o apoio valioso de diversas entidades para tornar esta celebração possível. A alegria, característica marcante da cultura italiana vai tornar essa edição especial”, afirma Graça Vescovini, presidente da entidade.


Já são 22 os estabelecimentos que fazem parte da festa oferecendo pratos e preços especiais. Tem festival de nhoque, torta com gelato, lasanha, tagliatelle, fetucine, pizza e todas as tradicionais massas em receitas diferenciadas e tradicionais desenvolvidas para o Serra Serata. A relação dos participantes está nas redes sociais em @casaditaliapetropolis, assim como toda a programação do evento.

 

Para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades culinárias, a Serra Serata 2023 oferece uma empolgante programação de oficinas. No dia 14 de outubro, às 13h, o Shopping Arcádia será palco da oficina Pasta Alla Teodósia, conduzida pelos talentosos chefs Maria Cristina e Adriana Marchese. Além disso, no mesmo dia, às 17h, no Hipershopping, os participantes terão a oportunidade de aprender com o renomado chef d’Tarso e sous chef Cátia Oliveira em uma oficina com a receita do Gnocchi a la Serra Serata.

 

A programação cultural começa no dia 08, às 15h, no Palácio de Cristal, que será o cenário de um animado Baile Geração Prateada, uma celebração dedicada à geração mais experiente, com apoio da prefeitura. No dia 14 de outubro, às 19h, no Pátio Bar, a festa inclui show imperdível do grupo Concreto Humano cantando Renato Russo e as canções italianas imortalizadas na voz do ídolo.  Já no dia 15, às 16h, o Hipershopping receberá a Orquestra da Ação Social pela Música do Brasil, sob a regência do maestro Raphael Macedo, com o concerto “Viva Itália e seus cantares”.

 

“A Serra Serata tem um significado cultural profundo e o impulso econômico da festa nas atividades turísticas é uma consequência natural da celebração da colônia italiana de Petrópolis”, afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir el Ghaoui.

 

Toda a programação está disponível nas redes sociais  da Casa d’Itália (@casaditaliapetropolis) e também das entidades que apoiam o evento: Petrópolis Convention (@visitepetrópolis), Rua 16 de Março (@rua16demarco) e Rua Teresa (@ruateresaoficial).

 


Serra Serata celebra imigrantes italianos 

Os italianos tiveram uma participação significativa na história de Petrópolis, contribuindo para a formação da cidade e influenciando diversos aspectos de sua cultura e sociedade. A primeira italiana  a chegar à cidade foi a imperatriz Teresa Cristina Maria, natural de Nápoles. A imigração italiana em Petrópolis aconteceu entre o final do século XIX e o início do século XX, se concentrando no Cascatinha e no Alto da Serra. Os imigrantes chegavam em busca de oportunidade de trabalho e formaram a principal mão-de-obra para as indústrias têxteis da época. Em Cascatinha, sede da Companhia Petropolitana de Tecidos, que data de 1873, os italianos respondiam por cerca de 40% da população local.

 

As tradições que foram legadas pelos italianos incluem a influência da fé católica, que enriqueceu nossa cultura com festas e devoção em bairros italianos. Os jogos de bocha, que até recentemente eram praticados na Praça de Cascatinha, são um exemplo vivo dessa herança. Além disso, a gastronomia italiana desempenha um papel de destaque, com suas tradicionais massas preparadas com receitas caseiras que são transmitidas de geração em geração.

 

Dentro desse contexto, a Serra Serata desempenha um papel fundamental ao nos proporcionar uma oportunidade de relembrar a presença marcante dos italianos em nossa história e destacar a importância desse povo na consolidação urbana de nossa estimada Cidade Imperial. A celebração da Serra Serata é um tributo à rica herança italiana que continua a enriquecer nossa comunidade e a nos conectar com nossas raízes históricas.


  

Programação cultural

 

05/10 – 19h30 – Jantar de abertura (adesão)

Ristorante Luigi

 

08/10 – 15h – Palácio de Cristal

Baile Geração Prateada

 

14/10 – 19h – Pátio Bar

Festa de encerramento – show da banda Concreto Humano com repertório de músicas italianas eternizadas por Renato Russo

 

15/10- 16h - Hipershopping

Orquestra da Ação Social pela Música do Brasil, sob a regência do maestro Raphael Macedo, com o concerto “Viva Itália e seus cantares”.

 

 

Programação de oficinas

  

14/10 – 13h – Shopping Arcádia

Oficina Pasta Alla Teodósia

Chefs Maria Cristina e Adriana Marchese

 

14/10 – 17h - Hipershopping

Chef d’Tarso e Sous Chef Cátia Oliveira

Oficina Gnocchi a la Serra Serata

 

  

Restaurantes, bares, cafeterias e delicatessens participantes

Maffagio, Osteria la Campana, G.R.A.O, Petiscaria Imperial, Katz Chocolates, Bohemia, Duas Torres, Ristorante Luigi, Pasta Way, Redonda Pizzas, Paneteria Petrópolis, Gargano Redonda, Olivo Cucina Italiana, Brownie do Ton, Nas Nuvens, Majórica, Briza Café e Restaurante, Massas Scarlatelli, Pizzarela Gourmet, Ary Delicatessen, Red Crepe, Mimô Confeitaria e Bistrô.

 

 

 

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE