PUBLICIDADE


 

 


 



PETRÓPOLIS - O Centro de Terapia Oncológica (CTO) terá um mês inteiro de ações em apoio à campanha Outubro Rosa. Com o slogan “Quem procura, cura”, a unidade de Petrópolis terá palestras sobre diferentes temas abertas ao público em geral. O objetivo é conscientizar e informar à população sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento do câncer de mama.


Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil para o triênio 2023 a 2024. A proporção é de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres. Segundo o Inca, sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama nas mulheres é o mais incidente no país, sendo que o maior risco estimado é observado na região Sudeste, onde a proporção é de 84,46 por 100 mil mulheres.


Oncologista do CTO, Carla Ismael explica que muitas pacientes ainda chegam com tumores de mama em estágios avançados e destaca a importância do diagnóstico precoce. “Se a mulher notar um nódulo na mama, alguma alteração na pele, não deve ter medo de procurar o médico. Quanto mais cedo a gente diagnostica o câncer de mama, maiores são as chances de cura. Nós temos muitas mulheres curadas aqui no CTO. É importante a gente falar sobre este tema e mostrar que é uma doença que tem tratamento e que é totalmente curável”, diz.


A programação do Outubro Rosa no CTO começa nesta segunda-feira (2), às 9h, com uma palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama. No dia 10 de outubro, às 10h, o assunto abordado será: “Os Benefícios Previdenciários e Assistenciais para o paciente oncológico”. Na semana seguinte, no dia 17 de outubro, às 9h, a programação continua com orientações fisioterapêuticas no autocuidado das pacientes com câncer de mama.


Dando continuidade, no dia 20 de outubro, às 14h, o tema da palestra será: “Sexualidade e Câncer”. Já no dia 24 de outubro, às 9h, o assunto que será abordado é: “Imunidade - O alimento como ferramenta de fortalecimento durante o tratamento oncológico”. Em seguida, às 10h, o tema será “A importância do exercício físico no tratamento oncológico”.


No dia 26 de outubro, às 14h, a palestra será sobre Qualidade de Vida. No dia seguinte, 27 de outubro, às 15h, serão abordados os mitos comuns sobre o tratamento do câncer de mama.


E, para encerrar a programação do Outubro Rosa no CTO Petrópolis, no dia 31 de outubro, às 10h, a palestra será sobre os tipos de cirurgia para o câncer de mama.

 


Programação completa

02/10 – 9h - Prevenção do câncer de mama                                                                                 

10/10 – 10h - Benefícios Previdenciários e Assistenciais para o paciente oncológico   

17/10 – 9h - Orientações fisioterapêuticas no autocuidado das pacientes com câncer de mama     

20/10 – 14h - Sexualidade e Câncer      

24/10 - 9h - Imunidade - O alimento como ferramenta de fortalecimento durante o tratamento oncológico

10h -  A importância do exercício físico no tratamento oncológico                                                             

26/10 – 14h - Qualidade de vida   

27/10 – 15h -Mitos e verdades sobre o tratamento do câncer de mama 

31/10 – 10h - Tipos de cirurgia para o câncer de mama        

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE