PUBLICIDADE


 

 




Apresentação será no domingo!


PETRÓPOLIS. O coletivo Du’velhomoço Criações, sediado na cidade do Rio de Janeiro, tem o prazer de anunciar sua próxima apresentação no dia 08 de outubro, às 16h, no Sesc Quitandinha. Este espetáculo, intitulado "Querência quer ver o mar," teve a oportunidade de circular nas unidades do Sesc-RJ por meio do edital Sesc Pulsar RJ.


"Querência quer ver o mar" é uma produção direcionada ao público infantil, com o objetivo de enriquecer a experiência teatral das crianças e promover a cultura popular. A peça conta a história de uma menina cega, negra e de tenra idade, nascida no sertão, cujo grande sonho é vislumbrar o mar.

 


O espetáculo

“Querência quer ver o mar” nasce desse desafio de levar a linguagem da cultura popular brasileira para crianças, uma cultura que nasce no interior do Brasil e a inclusão social e cultural e modos diversos das pessoas com deficiência físicas, cógnitas ou outras, onde desde a infância se ensina a encontrar as diferenças a riqueza e o respeito da humanidade.


É por meio deste espetáculo e sua temática, que os entrelaçamentos são feitos e tecidos como rendas, com a junção de linhas, pontos e nortes para uma construção cênica que mescla o corpo brincante, teatro na rua e o teatro de formas animadas.


E dessa forma estamos encantados, carregados com a magia do teatro e muita alegria é que vamos atravessar e chegar nos centros urbanos para as tantas crianças que vivem em cidades grandes, como um meio de compreensão e ferramenta de construção cultural brasileira, evidenciando o fazer do nosso povo e sua diversidade, além do respeito, assimilação e diálogos da cultura existentes em nosso país, que ainda resistem e existem para nos fortalecer e ser.


A cultura popular brasileira numa perspectiva aos olhares e emoções de crianças e jovens dos grandes centros urbanos, trazendo a cena um teatro brincante, dançante, poético e situado em uma história de querer, sonhos e desafios.


Este espetáculo foi contemplado pelo edital FOCA da Prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria de Cultura para sua criação e a sua circulação se deu através do Edital Sesc Pulsar - RJ.

 


O enredo

Uns tantos brincantes do sertão descobrem um jeito novo de contar uma história sobre uma criança chamada Querência, uma menina cega, negra e pequena, nascida em um pedaço de sertão.


Querência tem sede de mar, sonha em ver o mar e esse sentimento se torna maior, quando certo dia seu pai decide partir em busca de trabalho nos rumos do litoral. Após esse desencontro, sua mãe adoece de saudades e de forma repentina desaparece com o vento. A menina Querência fica com a sua doce avó, mas a saudade dói e essa vontade de a(MAR) a impulsiona em ir ao encontro de ambos.


Numa noite de ventos uivantes e de lua gigante, ela sai de seu pedaço de chão, se perdendo pelo caminho, sozinha no meio do mundo, apenas com a ajuda de seu cão guia. Durante os percalços, Querência enfrenta a dura realidade que se traça em seu destino, e sonha em reencontrar seus pais nesse longínquo mar, vivendo uma extraordinária jornada e enfrentando os obstáculos em seu caminho, sem perder a capacidade de sonhar! 

 


Ficha técnica

Artistas Brincantes: Analú Faria, Aruam Galileu, Cadumma, Berg Farias, Iasmin Lara, , Kátia Evens, Rodrigo Gil e Rossana Rússia.

Colaboração dramatúrgica: Analú Faria.

Contra regras e Recepção: Silvana dos Santos Alves.

Criação dos bonecos e máscaras: Maria Azevedo e Berg Farias.

Figurino: Berg Farias.

Costureira: Edvalda Moura.

Concepção de maquiagem: Maria Azevedo.

Preparação corporal e assistência cênica: Aruam Galileu

Fotógrafo e assessor de mídias sociais: Luís Carlos Lobo

Cenografia: Berg Farias.

Iluminação: Nelson Silva e Thiago Gouveia.

Material Gráfico: Maria Azevedo e Luís Carlos Lobo.

Direção, texto e concepção Geral:  Berg Farias.

Realização: Coletivo Du’velhomoço Criações.

 


Serviço

Nossa Circulação – Sesc Pulsar - 2023

08 – Sesc Quitandinha- Petrópolis – 16hs.

Ingressos: Os valores trabalhados são: R$10,00 (inteira), R$5,00 (meia entrada); Grátis (credencial plena, PCG e estudantes até 16 anos).

Duração do espetáculo: 50 min.

Faixa etária: Infanto juvenil

 

 

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE