PUBLICIDADE


 

 


 

 Ju Bessler e Lucas Figueiredo / Foto: Piccola Arena

 

PETRÓPOLIS - As exposições ‘Bestiário’, de Ju Bessler e ‘Indizível’, de Lucas Figueiredo, exploram os limites da pintura na Piccola Arena, até 29 de outubro, com visitação aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h, oferecendo também a possibilidade aos grupos que desejarem visitar com agendamento com hora marcada durante dias da semana. 


As mostras trazem um contraste de visões e técnicas, e prometem atiçar a reflexão e a curiosidade do público. “Vale muito ver as duas exposições de pinturas como parte de um conjunto. É quase um Yin e Yang, feminino e masculino, duas energias fortes, opostas e complementares”, conta Jeanne Duarte, curadora da casa.


Na galeria um, Ju Bessler incorpora, de modo intencional, o que seriam erros de pintura. Do borrão, da tinta falhada, do papel rasgado nascem figuras oníricas, meio bicho, meio mulher, buscando na falsa geometria das pinceladas combater os pixels.


Na galeria superior, Lucas Figueiredo utiliza a superfície do papelão industrial numa pintura cujos resultados lembram Malevich. Escava o material, cobrindo algumas partes com camadas finas de tintas, de maneiras a não uniformizá-lo.


Não por acaso, as duas mostras foram colocadas em conjunto na Piccola Arena. “É muito interessante encontrar semelhanças entre os processos dos dois jovens artistas. Ambos se livram das amarras da ordenação”, observa Jeanne Duarte.


Arte de Ju Bessler


“Abrir a obra. Libertar a forma da fôrma”, diz o texto de Julia. "É preciso nos aproximar da fruição emotiva, abandonar o pensamento lógico em prol do sentir, num contraponto ao mundo da Inteligência Artificial.”


Já Celia Cotrim, curadora de Lucas, lembra: “Há um fator invisível extremamente contemporâneo: a conscientização de um tempo que a pintura requer, dando plena atenção a um tempo mental, que precisa apenas ser sentido, extravasado”.


‘Bestiário’ e ‘Indizível’ ficam em cartaz aos sábados, domingos e feriados, de 09 de setembro até 29 de outubro/ 2023. Visitações de grupos podem ser marcadas também durante a semana, pelo telefone 21. 996726153. A Piccola Arena fica na Estrada do Rocio 3507, Petrópolis.


Obra de Lucas Figueiredo 


 

Sobre os artistas

Ju Bessler é artista visual, produtora cultural e designer por formação. Tem 20 anos de experiência como consultora e educadora em tecnologia e inovação. Participou de coletivas na galeria Emma Thomas (SP). Fez cursos na EAV (Parque Lage) e a formação Procedência e Propriedade, com Charles Watson. Ganhou o Prêmio de Reflexão Crítica sobre internet da Funarte (2011) com seu trabalho sobre semiótica. Lança sua primeira exposição individual na piccola arena.


Lucas Figueiredo, paralelamente à sua carreira como arquiteto e urbanista há 7 anos, explora sua pesquisa artística em exposições já realizadas por Petrópolis. Apesar do daltonismo, utiliza sua visão singular de cores para criar obras cativantes, combinando técnicas experimentais. Tem 27 anos, e sua história é um exemplo inspirador para outros jovens que buscam superar obstáculos e transformá-los em oportunidades de crescimento.

 


Serviço: 

Exposições de Pinturas

·         Bestiário  - Ju Bessler

·         Indizível - Lucas Figueiredo

Data: Até 29 de Outubro

Visitação: sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h, ou grupos em visita com hora marcada durante dias da semana. 

Local: Piccola arena – Estrada do Rocio 3507 (entrada pelo km 76 da BR 040/ placa Cindacta), sentido Juiz de Fora-Rio.

21. 996726153

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE