PUBLICIDADE


 

 


 



PETRÓPOLIS - O ano de 2024 começou e com ele, a campanha ‘Janeiro Branco’, que faz o alerta para os cuidados com a saúde mental e emocional. Este ano, a campanha traz o slogan: ‘Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer agora?’ e marca os 10 anos da campanha ‘Janeiro Branco’. Em adesão ao movimento nacional, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, trará uma série de ações ao longo do mês para estimular os cuidados com a saúde mental objetivando à prevenção às doenças mentais, como ansiedade, depressão e pânico, entre outros transtornos.

 

As ações serão promovidas, a partir da próxima semana, em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias de Saúde da Família (USF), no Centro de Saúde Prof. José Manoel Ferreira, entre outras unidades do SUS em Petrópolis.

 

“O Janeiro Branco é um importante alerta para a necessidade dos cuidados com a saúde mental. Doenças decorrentes do estresse, como a ansiedade e a depressão, por exemplo, tem índices alarmantes no Brasil. Por isso, é importante participarmos desta campanha, levando informação sobre as causas e prevenção aos transtornos metais”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

 

Segundo o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, as unidades da rede básica de saúde estão preparando diversas ações para trazer mais informação sobre a prevenção e os cuidados com as doenças relacionadas à saúde mental.  As doenças mentais podem ser causadas por diferentes fatores, com a genética, o abuso de substâncias, traumas e o estresse.

 

 

“Até o final do mês, serão realizadas rodas de conversa sobre temas da saúde mental, rodas de terapia comunitária integrativa, além da promoção de orientações relacionadas a ansiedade e depressão, consultas individuais com equipe multiprofissional, entre outras atividades”, contou. “As ações visam mobilizar as pessoas em relação a este importante tema”, ressaltou.

 

 

O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo das campanha Outubro Rosa e Novembro Azul. A escolha de janeiro para se falar sobre a promoção e cuidados com a saúde mental se deu por ser o mês que as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas e suas emoções. O movimento teve início em 2014 na cidade de Urbelândia, Minas Gerais, pelo psicólogo e, atualmente, presidente do Instituto Janeiro Branco (IJB), Leonardo Abraão. De lá para cá, a campanha cresceu nacionalmente com o apoio de instituições públicas e privadas.

 


Confira a programação:

 

ESF Alto Siméria - 13/01 - Atendimento odontológico, atendimento com enfermeiro, aferição de pressão, teste rápido e roda de conversa.

 

UBS Itaipava 13/01 - Rodas de conversa, salas de espera, atendimentos com psicóloga no terceiro turno, abordagens de temas como: lcool/drogas, alimentação e prática de atividades físicas.

 

ESF Dr Thouzet - 15/01 - Visitas domiciliares com a equipe multiprofissional; sala de espera; consultas interdisciplinares.

 

UBS Quitandinha – 16/01 - Roda de conversa na Academia da saúde do Cremerie.

 

ESF Sargento Boening - 17/01 - Roda de Terapia Comunitária Integrativa.

 

UBS Morin - 20/01 - Grupo de terapia comunitária, roda de conversa com o tema saúde mental e consultas individuais visando a atenção integral a saúde mental.

 

UBS Alto Independência - 20/01 - Roda de conversa com diversos profissionais - Psicologia, Enfermagem, Nutrição.

 

ESF Alto da Serra 20/01 - Roda de conversa, realização de testes rápidos, consultas médicas e odontológicas;

 

ESF Caxambu Santa Isabel - 23/01 - Rodas de conversa e dinâmicas em grupo.

 

UBS Retiro - 24/01 - Rodas de conversa.

 

UBS Quitandinha – 24/01 - Roda de conversa na COMDEP regional Corrêas.

 

UBS Quitandinha - 27/01 - Atualização da caderneta vacinal, roda de conversa abordando o tema de cuidado da saúde mental.

 

ESF Moinho Preto - 27/01 - Grupo sobre bem-estar, abordando atividade física, nutrição e combate ao tabaco, álcool e drogas.  Dinâmicas sobre autocuidado.

 

ESF Meio da Serra - 27/01 - Rodas de conversa e dinâmicas em grupo.

 

ESF São Sebastião - 27/01 - Roda de conversa e dinâmicas sobre saúde mental.

 

ESF Alto da Serra - 29/01 - Rodas de conversa e dinâmicas em grupo.

 

ESF 1 de maio - 29/01 - Palestras sobre medicações, ansiedades e depressão, orientações sobre o uso de drogas e abuso do álcool.

 

ESF Caxambu Lusitano - 30/01 - Rodas de conversa e dinâmicas em grupo.

 

UBS Bairro da Glória - 31/01 - Palestra sobre saúde mental com o psicólogo E-MULTI, palestra com a nutricionista falando sobre alimentos e uso de chás, atividade física com educador físico, roda de meditação, café da manhã, dinâmicas em grupo.

 

ESF Jardim Salvador - 31/01 - Palestras, atividades físicas, roda de conversa.

 

Consultório na Rua - Durante o mês, Rodas de conversas pertinentes ao tema com dinâmicas integrativas.

 

ESF Boa Esperança - Durante o mês - Roda de conversa, consultas individuais.

 

Centro de Saúde - Durante o mês - Fortalecimento das orientações voltadas para saúde mental durante os grupos de saúde.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE