O Dia das Mães, segunda data mais importante para o
varejo brasileiro, promete movimentar as ruas e centros comerciais de
Petrópolis nos próximos dias. Segundo levantamento da Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil e a Offerwise, os
consumidores pretendem gastar, em média, R$ 298 com os presentes — valor mais
alto entre os homens (R$ 334) e entre as classes A/B (R$ 351).
Entre os produtos mais procurados para a data estão
perfumes (47%), roupas, calçados ou acessórios (41%), cosméticos (26%),
chocolates (23%) e flores (19%). Em média, os consumidores devem comprar dois
presentes.
“As datas comemorativas são momentos estratégicos para o
comércio e o Dia das Mães é, sem dúvida, uma das mais simbólicas. Os lojistas
petropolitanos estão preparados com variedade de produtos, promoções e
atendimento personalizado, para receber os clientes que querem presentear com
carinho e responsabilidade financeira”, afirma Claudio Mohammad, presidente da
Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, entidade filiada à Confederação.
As lojas físicas seguem como o principal canal de compra
(80%), com destaque para shopping centers (32%), shoppings populares (19%),
lojas de departamento (17%) e lojas de rua (11%). Mesmo assim, o comércio
online também terá espaço: 45% pretendem fazer ao menos uma compra pela
internet, sendo 73% por aplicativos, 69% por sites e 28% pelo Instagram.
Entre os sites preferidos, os varejistas internacionais
lideram (52%), seguidos pelas lojas online de cosméticos e perfumes (45%) e
varejistas nacionais (37%). A variedade de produtos (72%), os preços mais
baixos (61%) e a qualidade (38%) estão entre os principais motivos apontados
para optar por sites internacionais.
“A popularização dos aplicativos e dos marketplaces
amplia o acesso e a comodidade para o consumidor, mas a experiência da loja
física ainda é muito valorizada. Em Petrópolis, muitos consumidores gostam de
tocar o produto, negociar e sair da loja com o presente já em mãos”, destaca
Claudio Mohammad.
A pesquisa também mostra que o consumidor está atento ao
orçamento: 79% afirmam que pretendem pesquisar preços antes de comprar. A
maioria deve realizar essa pesquisa pela internet (85%), em sites e aplicativos
(74%) e redes sociais (41%). Já 68% buscarão informações também nas lojas
físicas, principalmente em shoppings (47%), lojas de rua (32%) e supermercados
(17%).
Em relação à forma de pagamento, 67% planejam pagar à
vista — sobretudo por PIX (46%) ou cartão de débito (23%). Outros 56% devem
optar pelo parcelamento, com destaque para o cartão de crédito, em média em até
quatro parcelas.
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