Os alunos do primeiro período do curso de Administração do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) tiveram a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na prática, desenvolvendo um plano de negócios real para o lançamento de um novo produto da marca petropolitana Vida Mais. A atividade integrou diversas disciplinas da grade curricular e foi conduzida com base em uma metodologia inovadora de aprendizagem por projetos, proposta pela nova matriz curricular que entrou em vigor no primeiro semestre deste ano.



A iniciativa, intitulada Vivências nos Negócios, propõe uma imersão em empresas reais, oferecendo aos estudantes uma experiência concreta das etapas da gestão. "Os alunos estão aprendendo a fazer, e não só a teoria. Eles desenvolvem habilidades como comunicação, trabalho em equipe, liderança e planejamento estratégico a partir de problemas e desafios reais das empresas", explica o professor José Ferrari, coordenador da atividade. Segundo ele, a proposta permite também que os docentes acompanhem de perto o desenvolvimento individual de cada estudante, identificando talentos e dificuldades.



Nesta edição da atividade, os alunos trabalharam com o empresário Vitor Pulcherio, egresso do curso e fundador da Vida Mais. A empresa acaba de lançar a linha Chips Vida+, com snacks saudáveis à base de banana desidratada e batata-doce assada, vegano e sem conservantes. O produto já está disponível em pontos de venda da cidade, sendo um deles na Cantina Escola Sabor & Saber da UNIFASE. Todo o processo de lançamento da linha contou com a colaboração dos estudantes de administração, que participaram ativamente de pesquisas sobre o comportamento do consumidor, análise de mercado e estratégias de comercialização.



"Ver esse pessoal novo se engajando e propondo soluções é muito interessante. Como empreendedor, ganhei insights sobre um público com o qual eu não tinha contato antes. Foi uma troca de gerações riquíssima", afirma Vitor. Ele acompanhou os estudantes de perto, atuando como orientador de campo, enquanto o professor Ferrari manteve o acompanhamento teórico em sala. "Eles participaram de todo o processo: da linha de produção à área comercial", completa o empresário.



Para o aluno Alexandre Jaccoud, do primeiro período, a experiência foi transformadora. "Desde o início, tivemos contato direto com o mercado. Isso amplia muito a nossa visão. É uma oportunidade que poucas faculdades oferecem", destaca.



A apresentação do plano de negócios marcou um novo momento para o curso de Administração da UNIFASE, agora ainda mais conectado ao mercado, ao empreendedorismo e às transformações do mundo contemporâneo.

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE