A poucos dias do Dia dos
Namorados, os lojistas de Petrópolis se preparam para receber uma nova onda de
consumidores — os famosos “atrasadinhos” — que deixam a compra do presente para
a última hora. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas (CNDL) - da qual a CDL Petrópolis é associada - cerca de
10,5 milhões de brasileiros devem ir às compras nos dias imediatamente
anteriores à data, o que deve impulsionar também o comércio da cidade. A
apuração foi feita em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC
Brasil) e a Offerwise Pesquisas.
De acordo com o estudo, 45%
dos consumidores adquiriram o presente na primeira semana de junho, com
destaque para as mulheres. Outros 25% se anteciparam ainda mais e já
compraram em maio, enquanto 11% deixam para garantir o presente apenas na
véspera do Dia dos Namorados. A expectativa nacional é de que a data movimente
R$ 22,14 bilhões.
“As datas comemorativas são
oportunidades importantes para o comércio, e o Dia dos Namorados, com seu forte
apelo emocional, costuma gerar um movimento expressivo. Em Petrópolis, esse
comportamento também se confirma, com consumidores buscando presentes afetivos
e experiências que marquem a ocasião. E cabe aí uma oportunidade para os
lojistas e também bares e restaurantes e até mesmo outros segmentos de
prestação de serviços”, afirma o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio
Mohammad.
A pesquisa mostra ainda que
70% dos consumidores pretendem adquirir algum produto ou serviço para se
preparar para o Dia dos Namorados. Entre os itens mais procurados estão: roupas
(38%), perfumes, cosméticos e maquiagem (23%), lingeries e peças íntimas (18%),
calçados (14%) e tratamentos estéticos (13%).
Além da busca pelo presente
ideal, o levantamento revela um aspecto curioso do comportamento do consumidor:
65% não definem o que querem ganhar, seja porque gostam de ser surpreendidos
(41%) ou porque o parceiro(a) prefere escolher (24%). Por outro lado, 35%
escolhem o presente, especialmente porque preferem garantir algo que realmente
desejam — comportamento mais comum entre as mulheres (20%).
“O comércio petropolitano está
preparado para atender essa demanda com variedade, qualidade e atendimento
personalizado, que são marcas do nosso varejo. Incentivamos os consumidores a
prestigiarem o comércio local, contribuindo para o fortalecimento da nossa
economia”, reforça Cláudio Mohammad.
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