O Museu Imperial, em Petrópolis, recebeu na última quarta-feira (13) a visita do Ministério Público Federal (MPF) para acompanhar o processo de conservação e restauro de 38 cadernetas de viagem pertencentes ao imperador D. Pedro II.
Reconhecido pela Unesco como patrimônio documental da humanidade, o conjunto reúne anotações feitas pelo imperador ao longo do século XIX, com registros que retratam transformações históricas, inovações tecnológicas e referências culturais do período de transição para a Modernidade.
As peças, muitas em estado frágil devido à ação do tempo, passam por um minucioso processo de preservação. O trabalho envolve higienização, restauração, reconstituição, encadernação, acabamento e tratamentos específicos para reparo de perdas e danos. A execução está a cargo da empresa R C Gonçalves Encadernações e Restauro “Obra Rara”, sob supervisão da equipe técnica do Laboratório de Conservação e Restauração do Museu Imperial.
O projeto foi viabilizado por meio de recursos financeiros obtidos a partir de acordo firmado entre o MPF e o Museu Imperial. O prazo estimado para conclusão é de quatro meses.
Serviço
Funcionamento (de terça a domingo):
- Palácio: 10h às 18h
- Jardins: 7h às 18h
- Pavilhão das Viaturas: 10h às 18h
- Loja: 10h às 18h
Ingressos para o Palácio: R$ 10 (inteira) | R$ 5 (meia-entrada)
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.