Nos dias 28 e 29 de agosto, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) coloca em destaque o tema:"Nutrição & Saúde Mental - Saberes para um Cuidado Integrado". A Semana de Nutrição, que acontecerá das 8h às 16h no campus da instituição, na Avenida Barão do Rio Branco 1003, está aberta à participação de toda a comunidade por apenas R$10 a inscrição, que deve ser feita no site: www.unifase-rj.edu.br, onde também é possível conferir a programação completa do evento.


A escolha do tema não foi casual. "Essa edição está muito especial. Nós pensamos em trazer um tema atual e que tem sido foco de muitas discussões entre jovens, na internet e entre nós acadêmicos do curso de nutrição", explica Anna Clara Costa, aluna do 7º período do curso de Nutrição da UNIFASE e atual presidente do Diretório Acadêmico de Nutrição.


A estudante, que também é representante suplente da UNIFASE no Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) Petrópolis, destaca a relevância do tema para a formação profissional: "Temos percebido o quanto a saúde mental, os padrões sociais estéticos e a pressão pela performance afetam o comportamento alimentar das pessoas e nos afetam, não só como futuros profissionais mas também enquanto sujeitos nessa sociedade".


Um dos diferenciais do evento é a perspectiva interdisciplinar. A coordenadora do Curso de Nutrição, professora Thaise Gasser Gouvêa, reforça a importância da discussão do tema e a integração multiprofissional para o cuidado integral do paciente. "A salutogênese nos ensina a focar nos fatores que promovem saúde, não apenas na doença. Nessa perspectiva, o trabalho interdisciplinar é essencial. O nutricionista deve dialogar constantemente com médicos, psicólogos, educadores físicos, enfermeiros e outros profissionais", destaca.


A professora ressalta ainda que temas como a conexão intestino-cérebro são estratégicos para a formação dos nutricionistas: "Estamos vivenciando uma revolução no entendimento da conexão intestino-cérebro. A microbiota intestinal influencia diretamente nossa saúde mental, humor e cognição. Para o nutricionista moderno, compreender essa relação é fundamental para uma prática clínica mais eficaz. O nutricionista tem papel fundamental nesse processo, trabalhando na educação alimentar de forma humanizada, sem julgamentos. Nossa função vai além de prescrever dietas: precisamos compreender a relação emocional que o paciente tem com a comida".


O caráter aberto do evento reflete o compromisso da UNIFASE com a democratização do conhecimento. "Acreditamos que o conhecimento deve ser compartilhado e democratizado. A participação de alunos e profisisonais enriquece as discussões, traz diferentes perspectivas e fortalece a formação de toda a comunidade acadêmica", finaliza a coordenadora.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE