O mês de setembro é dedicado à conscientização e prevenção das doenças cardiovasculares, responsáveis por cerca de 17,5 milhões de mortes anualmente em todo o mundo, bem como por Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) e infartos. No entanto, elas podem ser prevenidas. O Setembro Vermelho se foca justamente nas vidas que podem ser salvas pela prevenção dessas doenças pela conscientização.
“Fatores de risco como idade avançada, histórico familiar ou fatores genéticos não podem ser controlados. Porém, o sedentarismo, a alimentação inadequada rica em sal, açúcar e gorduras, o tabagismo e a obesidade podem ser combatidos. Simples hábitos podem salvar milhões de vidas”, explica o Dr. Eduardo Teixeira, cardiologista do Hospital Santa Teresa.
Para a prevenção das doenças cardiovasculares, o médico recomenda a adoção de hábitos saudáveis como:
Alimentação equilibrada e rica em frutas, verduras e grãos integrais;
Atividade física regular;
Controle de peso, pressão arterial e glicemia;
Sono adequado (sete a nove horas por noite);
Redução do estresse.
É importante saber também os principais sinais que podem indicar o desenvolvimento das doenças cardiovasculares e a necessidade de procurar um médico ou emergência. “Dor ou pressão no peito, falta de ar em repouso ou com apenas um esforço leve, batimentos acelerados ou irregulares, inchaço nos tornozelos, pés ou abdômen, se sentir indisposto e ter desmaios ou tontura frequente podem indicar um problema grave no organismo. Ao sentir qualquer um desses sinais procure ajuda médica”, alerta o cardiologista.
Felizmente, a tecnologia nos exames de detecção avançou muito nas últimas décadas, permitindo um diagnóstico mais preciso e precoce. Além da aferição regular da pressão arterial e do controle adequado do colesterol e glicemia, exames como o eletrocardiograma, ecocardiograma, Holter 24h e teste ergométrico são fundamentais para evitar o surgimento e evolução das doenças cardiovasculares.
O Dr. Eduardo recomenda check-ups anuais ou semestrais para pacientes com fatores de risco e avaliações a cada dois ou três anos para pessoas sem risco. “80% das doenças cardiovasculares podem ser evitadas com medidas preventivas e acompanhamento médico. O Setembro Vermelho é fundamental na conscientização e promoção de check-ups frequentes e estilo de vida saudável no combate à principal causa de morte no mundo”, conclui o médico do Hospital Santa Teresa.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.