A Enel Distribuição Rio
elaborou o Plano Verão 2025, com ações para enfrentar os desafios climáticos
com mais eficácia e agilidade. A iniciativa reforça o compromisso da companhia
em atuar de forma preventiva, com equipes capacitadas e ações estruturadas para
reduzir os impactos aos clientes nos períodos de ventos e chuvas.
A empresa está realizando um
investimento recorde de R$ 6,1 bilhões no triênio 2025-2027, voltado à
digitalização, modernização e expansão da rede elétrica, com o objetivo de
ampliar os religamentos remotos, melhorar a qualidade dos serviços, além de
expandir e reforçar a rede elétrica para torná-la mais resiliente.
Entre as principais medidas
adotadas para enfrentar o próximo verão estão:
· Contratação de mais de 2 mil profissionais de campo até o fim de 2026. Deste total, entre janeiro de 2024 e setembro desse ano, mais de 850 profissionais já foram incorporados às equipes da distribuidora;
· Abertura de três novas bases operacionais, facilitando o deslocamento das
equipes técnicas;
· Realização
de 551 mil podas preventivas, com previsão de alcançar 629 mil até o fim do
ano;
· Investimento em digitalização e automação da rede, com a instalação de
quase 1 mil equipamentos;
· Digitalização da rede, com 61% dos circuitos autônomos equipados com
tecnologia self-healing, que identifica automaticamente falhas ou anomalias na
rede e restaura o serviço sem a intervenção humana direta, em até 1,5 minuto
por meio de equipamentos inteligentes telecomandados, beneficiando 1,6 milhão de
clientes;
· Substituição de 312 km de cabos de média tensão e 168 circuitos de baixa
tensão até o fim deste ano;
· Execução de 30 mil manutenções preventivas;
· Realização de 123 mil lavagens de rede;
· Execução de 21 mil inspeções de rede;
·Modernização da comunicação via satélite em 1 mil equipamentos,
aumentando a efetividade dos comandos e beneficiando mais de 680 mil clientes.
· Reforço
da estrutura de atendimento a clientes, composta por 39 lojas, 30 postos, duas
unidades móveis e um totem;
Bases operacionais fortalecem
a atuação em regiões estratégicas
Este ano, três novas bases
operacionais foram inauguradas pela concessionária, nos municípios de Niterói,
São Gonçalo e Maricá. Com as novas unidades, a distribuidora amplia sua
presença no estado e facilita o deslocamento das equipes técnicas, garantindo
mais agilidade no atendimento às ocorrências e na execução de serviços.
A distribuidora também alterou
e ampliou suas operações para responder com mais rapidez aos eventos
climáticos, cada vez mais frequentes nos verões. A empresa vem se adaptando a
essa nova realidade com investimentos em capital humano, treinamentos e
simulações de crises, logística descentralizada e tecnologia embarcada na rede.
Parcerias com as prefeituras
A Enel Rio tem reforçado a
parceria com prefeituras e órgãos públicos para garantir uma atuação mais
eficiente e transparente durante o verão. A distribuidora intensificou reuniões
e revisões de protocolos com as autoridades locais e, em casos de contingência,
montará salas de cooperação nas cidades mais impactadas. Além disso, a empresa
mantém presença permanente no Centro de Gerenciamento de Riscos e Emergência em
Energia, criado pelo Governo do Estado, acompanhando em tempo real as
ocorrências em sua área de concessão.
Resultados concretos
As mudanças climáticas têm
antecipado tempestades e vendavais para antes do verão. Os ventos fortes estão
entre os principais desafios operacionais da área de concessão da Enel Rio ao
lado de deslizamentos de terra, alagamentos causados por cheias de rios e a
salinidade. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), 53,8% da
vegetação do Estado do Rio está em área de preservação ambiental, o que demanda
atendimentos específicos, muitos deles em trechos de Mata Atlântica. Além das
áreas de vegetação densa, a geografia acidentada e a grande quantidade de ilhas
também representam desafios adicionais à atuação da concessionária.
Os esforços de modernização da
rede e o fortalecimento das equipes de campo permitiram à Enel Rio enfrentar os
desafios com mais rapidez, resultando em melhorias significativas nos
indicadores operacionais da distribuidora durante o último verão. Entre
novembro de 2024 e março de 2025, período de maior incidência de chuvas e
ventos fortes, o Tempo Médio de Atendimento Emergencial (TMAE) foi reduzido em
cerca de 38% em comparação ao mesmo período do ano anterior, mesmo diante do
aumento no número de ocorrências.
O indicador manteve trajetória
de melhoria, com redução acumulada de 19,4% em relação a 2024 e 32,1% em
comparação a 2023, demonstrando a eficiência das medidas implementadas e o
compromisso da companhia em elevar continuamente a qualidade do serviço
prestado à população.
Proximidade com o cliente
A Enel Rio chega ao verão de
2025-2026 com reforços em seu suporte ao cliente. Ao todo, serão 72 pontos de
atendimento presencial em toda a área de concessão, entre lojas, postos de
atendimento e duas unidades móveis. A empresa reforçou a estrutura em todos os
seus canais de comunicação direta para ingresso das solicitações e orienta os
clientes a usarem os canais digitais em casos de contingências site oficial
( www.enel.com.br ),
aplicativo Enel (disponível para iOS e Android), WhatsApp da assistente virtual
Elena (21) 99601-9608 e Central de Relacionamento 0800 28 00 120.



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