Alunos de escolas Firjan SESI durante o evento de lançamento do Rio de Letras


A relação entre a Inteligência Artificial e a criatividade humana estará no centro das reflexões de crônicas, contos e poesias da edição 2026 do Prêmio Rio de Letras, realizado pela Firjan SESI com a curadoria da Academia Brasileira de Letras (ABL) e a parceria da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc). A premiação, que envolve quase meio milhão de estudantes do ensino médio das redes estadual e Firjan SESI, foi lançada nesta quinta-feira (16/04) na ABL com a presença de imortais, autoridades, alunos e representantes de escolas de todo o estado. As inscrições estão abertas na página da Firjan SESI dedicada ao prêmio.


Os imortais da ABL vão selecionar os 54 trabalhos – Crônica, Conto e Poesia – que serão reunidos num livro publicado pela Firjan SESI. Considerando as duas edições anteriores do prêmio, que reuniu centenas de textos inscritos e 111 premiados, as escolas Firjan SESI Macaé e Petrópolis se mostram redutos de novos autores. Seis alunos de cada unidade já tiveram textos selecionados pela ABL. Além disso, Friburgo é a segunda cidade do interior com mais autores premiados, num total de oito vezes, apenas uma atrás de Resende, no sul fluminense. 

 

Presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano

Além da publicação do livro, os vencedores ganham ainda tablets, kindles, troféus, coletâneas literárias e um exemplar da publicação. No site de inscrições, os candidatos e o público em geral ainda têm a oportunidade de conferir, de forma gratuita, videoaulas de imortais como Ruy Castro, Ana Maria Machado e Ailton Krenak.

 

O Rio de Letras também vai reconhecer as escolas que mais se destacaram, bem como professores-orientadores e coordenadores das regionais da Seeduc.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE