*Fernanda Vasconcelos
Crianças correndo pela casa, cheias de energia, reclamando o tempo todo que não têm nada para fazer, jogadas no sofá o dia todo ou em frente à TV e ao computador. Pais cansados e sobrecarregados por não terem tempo de qualidade com os filhos. As férias estão chegando e muitos pais já começam a “surtar” com esse período do ano. Seria isso um castigo ou um presente para toda a família?
A maternidade tem muito desafios, e o período de férias escolares, com certeza, é um desafio para todas as famílias. Para as mães que ficam em casa, surge o sentimento de “muito tempo” para preencher com os pequenos, e para os pais que trabalham fora, fica a preocupação de quem vai cuidar dos filhos, como será a rotina e os desafios.
A melhor forma de garantir 30 dias de tranquilidade é montar uma agenda de atividades. Como tudo na vida, se for planejado com antecedência a chance de dar certo é muito maior. As crianças e os adolescentes vão sair da rotina do período escolar, mas podem criar outra rotina, bem mais leve, para o período de férias. Isso traz tranquilidade para a criança e para os adultos que estão ao redor.
Por isso, se você quer ter férias educativas e prazerosas com toda a família, monte uma agenda! E eu vou te ajudar a dar os primeiros passos.
Antes de mais nada, vale lembrar que as férias são, sim, para descansar, dormir até um pouco mais tarde e deixar o corpo recuperar a energia gasta ao longo do ano, principalmente para os adolescentes, que estão em uma fase que precisam de mais horas de sono para a formação do seu corpo e cérebro. 
Lembre-se: com uma agenda bem organizada você não ficará perdido e nem desesperado a cada dia. 
As dicas podem ser aplicadas com ou sem a presença dos pais, porque, inevitavelmente, muitas famílias vivem essa realidade: as crianças estão de férias, mas os pais não.

1. Leitura de um livro com atividades educativas
A criança ou o adolescente pode escolher um livro, ou mais, para ler nas férias, mas não vale o livro da escola. Pode ser outro tipo de leitura, que tenha um tema bem atrativo para a molecada. Todos os dias, separe na agenda um tempo para leitura, que pode variar de 10 minutos, para quem ainda não desenvolveu o hábito de leitura, até quanto tempo a criança desejar – é muito importante que essa atividade seja prazerosa e não uma obrigação. Após a leitura, pode-se criar um diário com colagem, desenhos, atividades interativas, gravar um vídeo contando sobre o que leu e aprendeu. Esta atividade pode ser feita com o sem a presença dos pais, mas aconselho que, ao término de cada dia, os pais separem um tempo para verificar a atividade feita pela criança. 

2. Mães unidas, jamais serão vencidas! 
Combine com um grupo de amigas que também tenham filhos pequenos e organizem a agenda de forma que um dia as crianças ficam na casa da amiga e outro dia na sua casa. Assim, você “surta” um dia só, mas ganha outros dias de vale day. E o mais importante, as crianças vão amar a farra de ir na casa de um coleguinha durante as férias.

3. Peça ajuda para a família
Monte uma pequena escala com os membros da família: uma tarde na casa da vovó, uma manhã na casa da tia que ainda não tem filhos, um cineminha com o primo mais velho. Não tenha vergonha de organizar essa agenda contando com a ajuda da família. Acredite, muitas vezes as pessoas não ajudam as mães e os pais sobrecarregados porque não fazem ideia de como estão, principalmente os que ainda não têm filhos. Você precisa falar e pedir ajuda.

4. Organize uma pequena viagem em família
Pode ser na praia, em um hotel fazenda ou em uma colônia de férias. Escolha um local que você possa se desligar um pouco da correria e dos afazeres da casa e focar exclusivamente na família.

5. Estabeleça horário para dormir
Sou a favor de a criança dormir até a hora em que o corpo pedir, principalmente nos primeiros dias das férias. Mas, definitivamente, dormir muito tarde não é nenhum pouco saudável. Sem contar que você precisa também descansar após um longo dia de atividades.

6. Aproveite para visitar a família
Uma ótima atividade para fazer e que não gasta muito. Aproveitar as férias para visitar a família: pode ser a vovó, uma tia, um familiar distante. Na correria do dia a dia não sobra muito tempo para visitar as pessoas queridas, por isso, nas férias, você pode promover e agendar esses encontros em família.

7. Sessão cinema!
Organize uma sessão de cinema, faça pipoca, escureça a sala e chame alguns amigos para este momento. Os pais podem estar presentes ou apenas supervisionando a atividade. Existem muitos filmes que são educativos e divertidos ao mesmo tempo.

8. Conheça um lugar novo
Todas as férias eu coloco isso como meta: conhecer um parque novo, um museu, um shopping que nunca fui, assistir à uma peça de teatro – fazer algo diferente. Resumindo: saia da rotina!

9. Faça um ensaio fotográfico em família
Não precisa ser nada muito produzido, mas se quiser fazer uma grande produção, também não tem problema. Escolha um dia para registar as crianças brincando, o adolescente andando de skate. Peça a eles para brincarem de youtubers e “conversar” com a câmera. Ao término do dia, vocês terão registrado momentos incríveis das férias.

10. Esqueça a agenda!
É isso mesmo, eu não estou doida! Separe alguns dias na semana para não fazer nada, para não assumir nenhum compromisso, para simplesmente deitar na rede e contar piada, comer o que tiver na geladeira, para acordar tarde e não arrumar a cama. Tire alguns dias em família para simplesmente fazer o que “der na telha”. 
Lembre-se sempre de que, por mais difícil que seja, a maternidade é sua maior e mais importante missão. Você está escrevendo a história de vida dos seus filhos, por isso, invista tempo, recursos financeiros e planeje essa fase tão importante. Eles crescem muito rápido, e o que nos sobra são as lembranças de momentos como esses que você está prestes a viver. 

Boas férias em família!
(*)Fernanda Vasconcelos é formada em Letras, psicopedagoga, pós-graduada em mediação tecnológica, palestrante especialista em desenvolvimento humano e Analista Comportamental.


Leia Também