PUBLICIDADE


 




As ações emergenciais do governo municipal para prevenção ao contágio do novo coronavírus em Petrópolis serão publicadas no Diário Oficial do dia 17 de março. Os decretos relacionam o fechamento dos parques municipais, suspensão de cirurgias eletivas e funcionamento das academias, além da proibição da entrada de ônibus e vans de turismo em Petrópolis. O corte do fornecimento de água também está suspenso.

Pelo prazo de 15 dias estão suspensas as cirurgias eletivas, o funcionamento dos pontos turísticos do município e a abertura dos Parques Municipais, como Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, Parque Natural Municipal e Parque Cremerie, e áreas de lazer. O atendimento do Procon ao público também está suspenso. Bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar até as 22h, com redução de 30% (trinta por cento) da capacidade de lotação, com normalidade de entrega e retirada de alimentos no próprio estabelecimento. Nos estabelecimentos, as mesas deverão estar dispostas com distanciamento mínimo de 1,5 metros uma das outras.

“São medidas necessárias como forma de prevenção ao vírus. Estamos em um momento delicado e o governo está seguindo também a orientação da Secretaria de Estado de saúde e do Ministério da Saúde para prevenção. Peço a população que evite aglomerações e lave a mãos constantemente. Temos que proteger a população de riscos e os idosos”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Os decretos também pedem que a população não frequente cachoeiras e a instalação e o funcionamento de um ponto de apoio para os Distritos. Nas unidades de saúde que fazem atendimento ambulatorial, como UBS, Centro Odontológico e Centro de Saúde, serão disponibilizados dois funcionários capacitados para acolhimento dos pacientes com suspeita do novo coronavírus e posterior encaminhamento ao ponto de apoio.


Campanha de vacinação

Também ficou determinada a realização de campanha de vacinação contra a gripe e os Postos de Saúde da Família (PSF) deverão identificar e vacinar, no domicílio ou nas casas de repouso, os idosos com idade superior a 80 (oitenta) anos contra gripe. Quem não for atendido pelos PSFs deverá agendar a vacinação pelo telefone 0800-92-1234.

Banco de dados de profissionais da saúde

Medicamentos para idosos poderão ser retirados por familiares, mediante regulamentação a ser expedida pela Secretaria Municipal de Saúde e ficou determinada a criação de banco de dados de profissionais da área da saúde, que deverá ser usado se for necessário reforçar os atendimentos de saúde. Estabelecimentos como bares e restaurantes deverão disponibilizar álcool gel 70% e o Procon promove fiscalização contra prática de preços abusivos no comércio.

Com relação ao funcionamento das academias, ficou determinada a suspensão das atividades das academias, boxes, estúdios e similares pelo prazo de 15 (quinze) dias.

Corte de água proibido

Outra medida do governo municipal é a proibição do corte do abastecimento de água pela concessionária COMDEP e pela subconcessionária Águas do Imperador pelo prazo de 15 (quinze) dias.


Atendimento ambulatorial

Também foi decretado que todos os Serviços ambulatoriais terão dois profissionais que irão fazer o acolhimento de qualquer usuário que chegar na Unidade. Caso o usuário chegue com sintomas respiratórios deverá ser colocada a máscara cirúrgica. Se houver algum sintoma respiratório leve poderá ser atendido na própria unidade com as devidas recomendações de quarentena, e orientar em caso grave, deverá procurar imediatamente o Atendimento do Ponto de Apoio ao lado da UPA Centro.

O paciente que for encaminhado para acompanhamento em domicílio será monitorado pela Equipe com Estratégia de Saúde da Família juntamente com a equipe da Vigilância Epidemiológica do Município de Petrópolis, caso seja dentro do território de uma equipe Saúde da Família.

Quanto à distribuição de medicamentos para os idosos, a fim de evitar sua saída e aglomerações, em toda a rede de Farmácia e Dispensário de Medicamento do Município de Petrópolis, será permitido a um familiar ou representante deste idoso, desde que devidamente identificado, retirar o medicamento, apresentando o receituário médico, o documento original do idoso, bem como documento original do representante.

Vacinação

A campanha de vacinação contra influenza nos idosos ocorrerá em áreas separadas das demais faixas etárias e os idosos na faixa etária acima de 80 anos receberão a vacina em domicílio. O próprio Idoso ou familiar deverá ligar para Vigilância Epidemiológica através do número 0800-0242526, para agendar o atendimento, em que duas equipes compostas por três profissionais organizarão a rota para otimização do veículo e garantia do procedimento para toda esta faixa etária.

Cirurgias

Todas as cirurgias de Urgência e Emergência de todas as especialidades serão mantidas. As cirurgias eletivas serão reduzidas, exceto oncologia de todas as especialidades e critério médico estabelecido.

Leia também:






Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE