PUBLICIDADE


 

 


 



Faltam pequenas adequações no espaço físico para que a população possa começar a usufruir dos tratamentos que serão oferecidos no Centro de Referência no Tratamento de Glaucoma. Na última semana, a direção da UNIFASE e membros do Lions Clube  estiveram no Ambulatório Escola da UNIFASE, localizado em Cascatinha, em Petrópolis, para conhecer as instalações e os modernos equipamentos que serão utilizados nos processos de diagnóstico e tratamento da doença. 

 

“É um importante passo que nós demos em relação ao Centro de Tratamento de Glaucoma. Esse projeto foi submetido pelo Lions Clube Petrópolis Centro, Quitandinha e Itaipava, à Fundação Lions Internacional, que aprovou o investimento de 500 mil reais para aquisição dos equipamentos de diagnóstico. Vamos dar continuidade a esse projeto e finalizar a etapa de adequação da estrutura física e o treinamento de capacitação para as equipes que utilizarão os aparelhos. A previsão é de que em meados de novembro a população comece a ser atendida, através do convênio com o SUS. Estamos muito satisfeitos com a parceria do Lions, sem cuja contribuição não seria possível implantar esse Centro de Referência”, comenta Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, diretora da UNIFASE.

 

O projeto do novo Centro de Referência de Glaucoma em Petrópolis é uma parceria do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/ Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), com o Lions Clubes Internacional e a Prefeitura Municipal. O novo serviço será implementado no Ambulatório Escola da UNIFASE, espaço acadêmico voltado para formação de excelência na área da saúde, direcionado ao atendimento gratuito à população, dentro da perspectiva do processo ensino-aprendizagem. O espaço contará com três consultórios para atendimentos completos e simultâneos de oftalmologia geral, além de salas para a realização de biometria, de campo visual, OCT e retinografia, exames complementares de alta complexidade.

 

“O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo. Uma doença silenciosa, que não tem sintomatologia. Por isso, as ações de prevenção e detecção precoce são muito relevantes. Com esse novo espaço, contando com os equipamentos de última geração, poderemos fazer campanhas dentro das Unidades Básicas de Saúde da Família para ampliarmos os atendimentos aos pacientes que são acometidos pela doença e precisam de tratamento, além de identificarmos os que ainda não sabem que têm a doença. Dessa forma, será possível reduzir os danos e evitar que os pacientes evoluam para cegueira”, explica a oftalmologista e coordenadora da Unidade Curricular e Serviço de Oftalmologia da UNIFASE/FMP, Patrícia Pachá.

 

O sistema de atendimento será todo on-line, com prontuário eletrônico e equipamentos de exames interconectados com os computadores. Assim que o exame for realizado, ficará disponível para acesso nos computadores dos consultórios, garantindo agilidade no atendimento, além de ser um importante instrumento na formação do banco de dados dos pacientes e de conteúdo para prática de ensino nas aulas e tutoriais.


“Estamos muitos felizes com essa parceria entre a Fundação Lions Internacional e a UNIFASE para viabilizar o Centro de Tratamento de Glaucoma, que é um trabalho único em nossa cidade, e do qual nós temos o prazer de estar participando”, destaca Carlos Eduardo Schaefer, Coordenador do Projeto perante LCIF e atual Governador dos Lions Clubes do Distrito LC-1 AL 2020/2021.




Leia também:


Inscrições abertas para o Vestibular de Medicina 2021 da FMP em Petrópolis

 

Ainda dá tempo de investir em seu futuro profissional

 

UNIFASE Petrópolis amplia Campanha 50+ para Pós-graduação

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE