PUBLICIDADE


 

 


 


Julia Barban Morelli*


A Atenção Primária à Saúde é o locus organizador do sistema de saúde, onde os princípios de longitudinalidade e integralidade do cuidado são colocados em prática de forma real e imprescindível. Onde também a noção de "porta de entrada" com acesso fácil dos pacientes aos profissionais de saúde faz com que a prática seja rica por um lado e desafiadora por outro, na medida em que os problemas de saúde se apresentam de forma indiferenciada em uma população muitas vezes carente de meios socioeconômicos para o pleno exercício do autocuidado. Os profissionais que aceitam esse desafio não se pegam questionando a utilidade de sua ação, pois são intensamente necessários para as famílias sob seus cuidados e para o território que atendem.



A residência de Medicina de Família e Comunidade é a residência que melhor prepara para o atendimento de qualquer pessoa, em qualquer fase da vida. É também a residência que coloca na maleta de instrumentos do (a) médico (a) habilidades de comunicação, de raciocínio e de ação em quadros agudos e crônicos. A intervenção do médico de família vai além de pedir exame e passar remédio: trabalha em equipe para agir nos determinantes das doenças, na comunidade, no território, que é o lugar real onde as coisas acontecem. E é onde os pacientes apresentam os sintomas pela primeira vez, fazendo com que o profissional da atenção primária seja aquele responsável pela investigação clínica, seguimento próximo e muitas vezes a referência central do paciente em seus cuidados de saúde. É também a residência que fornece as ferramentas para cuidar das pessoas com qualidade no seu contexto familiar, entendendo a família como recurso de tratamento dos pacientes. 

 

A residência de Medicina de Família e Comunidade propicia oportunidade de buscar superar dificuldades específicas na formação do (a) médico (a), com estágios optativos no Brasil ou exterior. Na Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase, os cenários de prática incluem ambulatórios (todos com preceptoria docente), hospital e maternidade de ensino, além de equipes docente-assistenciais de saúde da família com mais de 15 anos de experiência na formação de médicos (as). 

 

Além disso tudo, a residência de Medicina de Família e Comunidade pontua para o acesso a outras residências (igual ao extinto PROVAB). Em Petrópolis, a atenção primária é desenvolvida sem pressa, com capacidade de ofertar cuidado de qualidade aos pacientes de cada equipe, dentro de um sistema de saúde municipal bem estruturado. 

 

A pandemia exigiu adaptação e novas tecnologias na atenção primária, como a telemedicina, que agora faz parte da residência também. Venha viver essa experiência!

 

(*) Médica de Família e Comunidade na USF Boa Vista, gerida pela UNIFASE/FMP. Coord. do Grupo de Trabalho de Ensinagem da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. 


Mais artigos:

Professora de Faculdade em Petrópolis fala sobre Isolamento Social e a prática do Home Office


A medicina do futuro


LUTO: Mais um preço a se pagar pelo que é humano. Mas, como nada é para sempre...


Pesquisadores alertam sobre as baixas coberturas vacinais


A difícil tarefa de escolher uma profissão: como acertar?


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE