PUBLICIDADE


 

Professor Dr. Helmuth Ricardo Krüger


O dia 1º de dezembro de 2020 está marcado na história da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). No dia em que um de seus mais ilustres docentes e um dos grandes nomes da psicologia nacional, o Prof. Dr. Helmuth Ricardo Krüger completa 84 anos, mesmo dia em que, com profunda tristeza, a Universidade comunica seu falecimento. A Instituição, em reconhecimento pelos serviços relevantes prestados à causa da psicologia e pelos vários cargos e funções exercidas como docente e coordenador de cursos de graduação e Programa de Pós-graduação stricto sensu em Psicologia, decretou luto de três dias.

 

“Há poucos meses celebramos, ainda que virtualmente, os 50 anos de magistério do Prof. Helmuth aqui na nossa Instituição, com tamanha felicidade ao reconhecer a importância do docente na vida do aluno, vendo o depoimento de diversos ex-alunos e orientandos, e, na oportunidade, ficou registrada a influência do professor em seu êxito acadêmico e profissional. Uma referência não apenas para a UCP, mas em todo universo acadêmico e da pesquisa. É inegável o valor do Prof. Helmuth para a nossa Instituição, por toda sua contribuição intelectual e humana. Com muita tristeza recebemos essa notícia, mas certos de que sua marca será deixada para sempre na nossa Instituição”, lamentou o Reitor da UCP, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa.

 

Graduado em Filosofia e Psicologia, esta última área a qual se debruçou por grande parte da sua vida, Helmuth é referência no magistério, campo em que atuou na UCP por 50 anos – comemorados no último mês de maio -  e nas mais renomadas instituições de ensino. Mais do que compartilhar seu intelecto e suas pesquisas, especialmente nos campos dos Fundamentos Filosóficos da Psicologia, da História da Psicologia, Psicologia Social, Psicologia Cognitiva e Ética Profissional, era notório seu papel incansável pela Educação e seu olhar visionário.

 

Ele foi um dos fundadores da graduação e do mestrado em Psicologia da UCP, do qual era coordenador adjunto, cursos que se dedicou com afinco, amor e comprometimento até seus últimos dias. Seu longo e vasto currículo se estende nas mais diversas participações nos principais simpósios, congressos, seminários e eventos da Psicologia, além de bancas de defesa, tendo a sua presença como figura renomada e primordial na formação acadêmica e profissional de todos que tiveram a honra de compartilhar seu conhecimento.

 

“É um dia muito triste para todos nós. Nosso querido mestre, Prof. Helmuth Krüger, será sempre referência para nós da UCP e para a Psicologia. Ele formou várias gerações de psicólogos, e educadores, sempre com extrema competência, compromisso, integridade, ética e generosidade. Que nós possamos zelar por todos os ensinamentos que ele nos deixou e continuar a missão de proteger a Psicologia e exercê-la sempre com dignidade, ética e honradez. Ele nos deixa esse legado. A nós fica essa responsabilidade de fazer jus a tudo que ele nos deixou”, frisa a coordenadora da graduação de Psicologia e vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde da UCP, Rosilene Ribeiro.


Leia também:

Bolsas de estudos de 50% para técnicos em Petrópolis


Hospital Santa Teresa em Petrópolis suspende procedimentos eletivos


Aberto processo seletivo da UNIFASE para ingresso em 2021 em Petrópolis

 

Especialista de Petrópolis alerta sobre casos de conjuntivite e os cuidados específicos com os olhos


UNIFASE Petrópolis realiza formatura da primeira turma de Odontologia



 

 

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE