PUBLICIDADE


 

 

Fotos: Rafael Pereira


Medidas visa  minimizar impactos

Cidades atingidas: como Areal, Petrópolis e Três Rios

 

De forma articulada entre secretarias estaduais e prefeituras da região, o Governo do Estado colocou em prática  diversas ações previstas no Plano de Contingência para as Chuvas de Verão para minimizar os impactos causados pelo temporal que atingiu as regiões Sul e Serrana neste final de semana.

 

- Elaborar com antecedência um plano prevendo eventos como esse foi fundamental para agirmos com rapidez, diminuindo riscos, salvando vidas e minimizando impactos. Vamos continuar atuando aqui e estamos atentos com esses dias de chuvas mais intensas no Estado - afirmou o governador em exercício Cláudio Castro.

 

Atendendo determinação do governador, o secretário estadual de Infraestrurura e Obras do Rio (Seinfra), Bruno Kazuhiro, realizou, neste domingo (7/2), vistoria em áreas mais impactadas, como na cidade de Areal.

 

Acompanhado de equipes de diversas pastas, o secretário percorreu as regiões de Vila Verde, Fazenda Velha, Pará e São Sebastião.

 

Durante a atuação, que contou com a presença do prefeito de Areal, Gutinho Bernardes, ficou definido que a Seinfra fará todos os laudos técnicos necessários dos locais atingidos. A secretaria irá trabalhar também para a inclusão no aluguel social de moradores que eventualmente precisem ser removidos de suas casas.

 

Além da pasta, a ação contou ainda com outros órgãos do Governo do Estado, como as secretarias de Defesa Civil, de Ambiente e de Cidades, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e do INEA, que enviaram profissionais e maquinário para liberar vias e realizar mapeamento dos danos causados.

 

Para o secretário Bruno Kazuhiro, da Seinfra, a ação imediata é fruto de articulação.

 

- O governador agiu rápido e o Estado conseguiu colocar todas as equipes necessárias em campo para ajudar o município. São ações que estão previstas no Plano de Contingência para Chuvas de Verão e que executaremos sempre que necessário – disse Bruno Kazuhiro.

 



Plano de Contingência

Lançado em 15 de dezembro, o Plano de Contingência para o Verão 2020/2021 traça protocolos para resposta rápida e integrada a emergências causadas por chuvas intensas no território fluminense.

 

- O Estado reuniu suas secretarias, agências e órgãos para estabelecer estratégias preventivas e de reação a desastres no Rio de Janeiro. O resultado desta força-tarefa foi a elaboração de um guia detalhado que orienta todas as ações que devem ser tomadas em caso de ameaças de tempestades, vendavais, deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos. Nosso objetivo é garantir a proteção da população, além de reduzir danos e prejuízos - afirmou o governador em exercício, Cláudio Castro. 

 

O plano tem vigência de 12 meses e foi formulado com base em uma extensiva análise de cenários de risco, no monitoramento constante de dados meteorológicos, hidrológicos e geológicos e na gestão inteligente de recursos, de forma articulada com os 92 municípios.

 

O documento determina o que deve ser feito e por qual secretaria ou órgão em cada estágio de uma emergência, visando à volta ao estágio de normalidade. Ele é parte fundamental da estratégia da para o período de chuvas, que também inclui o desenvolvimento de mapas que mostram os locais mais suscetíveis a ocorrências de movimentação de massas; a reativação de sirenes em localidades com risco iminente; a capacitação de agentes; a criação de cadernos para orientar as prefeituras.

 

Hotsite

Para facilitar a comunicação com a população e estimular a atuação articulada com os municípios fluminenses, o Governo do Estado criou, ainda em dezembro, um Hotsite do Plano de Contingência (http://www.contingenciaverao.proderj.rj.gov.br/). O canal detalha ações planejadas na área de Defesa Civil, disponibiliza informações meteorológicas atualizadas, indica possíveis ameaças de deslizamentos, inundações, alagamentos e enxurradas, as áreas suscetíveis, além de informar contatos de emergência.

 

O site também conta com cartilhas com orientações importantes sobre como evitar situações de risco e ensina o passo a passo para se cadastrar no serviço de alerta gratuito por mensagem de celular da Sedec-RJ.

 

Receba alertas no celular

Os alertas da Defesa Civil Estadual hoje são enviados por SMS, Whatsapp e Telegram. O cadastramento é gratuito:

 

Whatsapp: Basta enviar mensagem para (21) 98596-9152 e seguir as instruções.

 

Telegram: A adesão é feita por meio do link: t.me/monitoramentocemadenrj

 

SMS: É preciso mandar o número do CEP para 40199.

 


 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE