PUBLICIDADE


 

 



Cadastro será aberto nesta quinta (25/3) às 11h

 Mais dois pontos de vacinação: um no centro e outro em Corrêas

 

A Prefeitura de Petrópolis vai ampliar nesta sexta-feira (26) a vacinação de idosos na cidade, passando a atender também quem tem de 70 a 74 anos. O cadastramento deste público será iniciado nesta quinta-feira (25), às 11h, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). O cadastro segue aberto também para quem tem mais de 75 anos, que já está sendo vacinado. Levando em conta a aplicação da primeira dose do imunizante, o número de vacinados na cidade até o momento representa 6,59% da população petropolitana - percentual superior ao do Estado 4,89%.

 

Para atender a demanda com o aumento da faixa etário do público a ser imunizado, a Secretaria de Saúde está aumentando de seis para oito os locais de vacinação, com abertura de mais um ponto de vacinação no Centro e outro em Corrêas. 

 

“Todos os esforços estão sendo feito para que possamos agilizar a vacinação, principalmente entre os idosos. Com ampliação do número de postos de vacinação e a contratação de equipes, vamos iniciar agora a imunização de idosos com mais de 70 anos”, destaca o prefeito interino Hingo Hammes.

 

A vacinação em Petrópolis segue as determinações do Ministério da Saúde. Para ser vacinado o idoso precisa estar cadastrado junto à Secretaria de Saúde. O cadastro deve ser feito pelo site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) e é importante estar atento à data de agendamento da vacinação.

 

“Estamos ampliando a vacinação para pessoas com mais de 70 anos e, em paralelo, seguimos trabalhando para finalizar a fase 1 do Plano Nacional de Vacinação, que inclui, além dos idosos a partir dos 75 anos, os profissionais da área de saúde, idosos em instituições de longa permanência e deficientes em residências inclusivas”, afirma o secretário de Saúde Aloiso Barbosa da Silva Filho.

 

No site, o interessado pode escolher um entre oito pontos de vacinação disponíveis. Os novos pontos que serão abertos na sexta-feira funcionarão no Petropolitano Football Club (na Avenida Roberto Silveira) e na Escola Municipal Josemar Contage, em Corrêas. Há, ainda, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Morin, Itamarati e Quitandinha, e outros três pontos, que atendem quem chega a pé e também no sistema de drive thru, na UCP do Bingen, no Parque Municipal (em Itaipava) e no campus da UCP na Rua Benjamim Constant, no Centro – Em todas unidades, a vacinação é feita das 9h às 16h.

 

Importante lembrar que pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 30 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinadas neste momento. Por isso, devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação.

 

Para facilitar o cadastramento de idosos que encontram dificuldades para lidar com a internet, a Secretaria de Saúde disponibilizou dois telefones para que idosos que estão na faixa de vacinação possam solicitar, por telefone, o agendamento para a vacinação contra a Covid-19. Neste caso o idoso deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelos telefones 2233-8850, 2233-8852. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

 

Após nova instrução dos governos federal e estadual, Prefeitura amplia vacinação para profissionais de saúde

 

A Prefeitura de Petrópolis está ampliando a vacinação contra a covid-19 para os profissionais da área de saúde que ainda não foram imunizados e trabalham em hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias e drogarias, além de outros estabelecimentos de saúde. O trabalho segue determinação do Ministério da Saúde, que orientou que os municípios atuem para alcançar a marca de 85% destes profissionais vacinados. Este grupo, assim como outros trabalhadores da área, faz parte do público prioritário elencado pelo Ministério da Saúde, incluído na primeira fase da campanha nacional de vacinação. Para tomar a vacina é preciso se cadastrar no site da Prefeitura, o www.petropolis.rj.gov.br. Basta acessar o link “Cadastro Vacinação” e, em seguida, a área destinada ao cadastro de profissionais da área de saúde. Este cadastro será reaberto, com as alterações necessárias, às 21h desta quarta-feira.

 

Nesta terça-feira (23), uma nova instrução normativa do Ministério da Saúde orientou quem deve ser vacinado neste momento: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, instrumentadores cirúrgicos, técnicos em radiologia, assistentes sociais, técnicos e auxiliares de enfermagem, técnicos de laboratório, coletores laboratoriais, técnicos em saúde bucal, auxiliares em saúde bucal, agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. Profissionais de educação física e da área veterinária também estão na lista, mas o Ministério determinou que fossem vacinados neste momento apenas os que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais, determinação já cumprida pelo município.

 

Na nova orientação, o ministério frisou que trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como por exemplo academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal, neste momento, não devem ser incluídos nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação.

 

“As novas orientações exigiram uma reorganização interna. Estamos buscando trabalhar com a maior transparência possível, seguindo rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde”, explicou o secretário municipal de Saúde, Aloisio Barbosa, acrescentando que outros trabalhadores considerados da área de saúde (incluindo agentes funerários e coveiros, por exemplo, também fazem parte do grupo prioritário e estão sendo vacinados. “Estamos avançando na vacinação deste grupo ao mesmo tempo em que estamos ampliando a vacinação de idosos. Já estamos contratando mais equipes e ampliando os postos de vacinação para iniciar a imunização de idosos na faixa etária de 70 a 75 anos.

 

Aloisio Barbosa, pediu atenção à população em relação ao público a ser imunizado. “Estamos seguindo rigorosamente o que determina o Ministério da Saúde e o Governo do Estado. Já avançamos mais na vacinação dos idosos e vamos avançar, agora, na vacinação de profissionais de saúde, conforme determinação do Ministério. É importante que as pessoas façam o cadastramento prévio no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) ou pelo telefone 2233-8850 ou 2233-8852”, finalizou

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE