PUBLICIDADE


 



Petrópolis recebeu na manhã desta segunda-feira (24/05) o primeiro lote de vacinas Pfizer/BioNTech. As 2.340 doses do imunizante foram entregues pelo Estado já descongeladas, estão armazenadas no setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e devem ser utilizadas até sexta-feira (28/05) – dentro do prazo de cinco dias após o descongelamento, estabelecido pela fabricante.  A aplicação do novo imunizante será feita em paralelo a utilização da vacina AstraZeneca, que também estará disponível nos pontos de vacinação. A Secretaria de Saúde iniciou hoje (24) a vacinação de pessoas com comorbidades maiores de 40 anos e trabalhadores da Saúde a partir dos 30 anos.

 

“Todos os esforços estão sendo feitos para que possamos acelerar a vacinação e para que mais pessoas sejam imunizadas o mais rápido possível. A chegada deste lote da Pfizer e uma orientação do Estado para o uso do último lote da AstraZeneca como primeira dose, permitiram que déssemos mais um passo, baixando mais uma vez a faixa etária de pessoas com comorbidade e trabalhadores da Saúde. A chegada de mais lotes é fundamental para que possamos seguir ampliando a vacinação para outras faixas etárias”, destaca o prefeito interino Hingo Hammes, lembrando que uma parceria com o Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa garantiu, inclusive, que a cidade tenha um freezer com as especificações necessárias, caso a vacina Pfizer venha congelada em futuros lotes. 

 

A Secretaria de Saúde destaca que a quantidade de doses Pfizer recebida nesta segunda-feira não é suficiente para atender todo público apto a ser vacinado no momento, por isso haverá diferentes tipos de vacinas sendo aplicadas simultaneamente nos 10 pontos de vacinação da cidade.

 

“Esta medida também é necessária para evitarmos perdas de doses. A equipe do setor Epidemiologia está fazendo todo um planejamento e uma logística de distribuição nos pontos para que não haja perdas de doses. Isto é necessário, uma vez que após aberto o frasco, a vacina Pfizer deve ser aplicada em um prazo de seis horas. É importante que as pessoas saibam que todas as vacinas que estão sendo usadas têm eficácia comprovada e são aprovadas pela Anvisa”, pontua o Secretário de Saúde Aloísio Barbosa da Silva Filho.

 

Especificações da Pfizer/BioNTech

 

A Pfizer/BioNTech tem frasco com multidoses. Cada uma das doses deve ser diluída em soro fisiológico, em temperatura ambiente. Após a diluição, cada frasco contém 2,25 ml, quantidade que produz seis doses individuais. Para a aplicação da Pfizer será utilizada a seringa de 1ml (diferente da utilizada com as demais vacinas contra covid-19) e cada dose deverá conter 0,3ml. A aplicação deve ser intramuscular, assim como as demais vacinas contra a covid-19. Após a abertura e diluição a vacina, ela deve ser conservada a uma temperatura que varia de +2ºC a +8ºC e as seis doses devem ser aplicadas em até 6 horas. 

 

“É importante que as pessoas saibam destas diferenças, sobretudo quanto ao modo de preparo da vacina Pfizer, que é uma vacina em pó que deve ser diluída em soro fisiológico e cuja aplicação tem uma seringa diferente das demais vacinas, assim como a quantidade que é de 0,3ml”, explica a chefe da divisão de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Simone Sisnando Casal.

 

A vacina Pfizer é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática previa, assim como a qualquer componente da vacina. Assim com as demais vacinas contra a covid-19, no caso da Pfizer também é necessário respeitar o intervalo mínimo de 14 dias para a vacinação contra a influenza ou outras vacinas do calendário.

 

Em Petrópolis, a Secretaria de Saúde segue os critérios do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, com ampliação de faixas etárias sendo feita de acordo com a quantidade de primeiras doses recebidas. Para receber a vacina é necessário estar cadastrado junto à Secretaria de Saúde. As informações devem preenchidas no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br)

 

Em caso de dúvidas é possível utilizar o WhatsApp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. Há, ainda, informações sobre a vacinação contra a gripe. O atendimento está disponível pelo número (24) 99200-1428.


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE