Foto: reprodução




Pontos de vacinação substituirão outros nos mesmos bairros

Escola Josemar Contage, Centro de Saúde do Itamarati e UBSs Morin e Quitandinha 

 

Por Petrópolis em Cena

As pessoas que precisam retornar agora para a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Petrópolis devem ficar atentas: isso porque em alguns locais, o aumento da demanda levou a Secretaria Municipal de Saúde a alterar pontos de vacinação dentro dos próprios bairros, há cerca de três meses, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento. Com isso, quem tomou a primeira dose na Escola Josemar Contage, Centro de Saúde do Itamarati e UBSs Morin e Quitandinha deve se encaminhar para os novos pontos de vacinação para a segunda dose.

 

Quem tomou a primeira dose na UBS do Morin precisa se encaminhar para o Hipershopping do Alto da Serra. A pessoa que foi imunizada na UBS do Quitandinha deve procurar a Casa de Portugal. O público que recebeu a vacina na Escola Josemar Contage tem que se dirigir para o Esporte Clube Corrêas. Já quem foi vacinado no Centro de Saúde do Itamarati deve seguir para o Clube Palmeira, no Itamarati, para completar o ciclo de imunização.

 

Novos pontos

O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa, alerta para a população estar atenta aos novos pontos de imunização: “Realizamos as mudanças há alguns meses para ampliar o atendimento da população, mas percebemos que algumas pessoas ainda têm dúvidas. Além de reforçar a orientação nos antigos postos de vacinação, estamos ampliando a divulgação da orientação a estas pessoas que precisam, agora, retornar para a segunda dose. É muito importante que todos completem o ciclo de imunização. A vacina salva vidas”, frisou.

 

É importante ressaltar que a recomendação é que as datas de retorno previstas no cartão de vacinação sejam seguidas. Isso porque a Secretaria de Saúde realiza o envio das doses para os pontos de imunização de acordo com a data de volta agendada.

 

Retorno para segunda dose aos domingos

 

A Secretaria de Saúde também esclarece que se a data de retorno para aplicação da segunda dose da vacina for um domingo, a orientação é que a pessoa compareça ao ponto de vacinação onde recebeu a primeira dose na sexta-feira anterior ou na segunda-feira seguinte à data marcada no cartão de vacina. Isso porque não há aplicação de doses da vacina aos domingos, salvo em casos específicos, como os mutirões realizados para acelerar a aplicação de primeiras doses.

 

“Observe seu cartão de vacinação onde está especificada a data de retorno para aplicação da segunda dose. Se a data marcada cair em um domingo, a orientação é que a pessoa compareça ou na sexta-feira ou na segunda-feira, datas mais próximas ao agendamento. É importante que ninguém deixe de retornar para concluir o esquema de vacinação. Isso é fundamental para sua saúde e controle da pandemia”, conclui o secretario de saúde, Aloisio Barbosa.

 

Abertos mais dois pontos de vacinação

 

Nesta semana a prefeitura deu início à vacinação contra Covid-19 em dois novos locais: no ginásio do SC Magnólia e mais um no Parque Municipal, em Itaipava, que agora conta com dois pontos de vacinação. Com os novos espaços, o município amplia a capacidade e agiliza o atendimento, já que agora também conta com o retorno do público para aplicação da segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer.

 

“Estamos em uma fase que estão sendo vacinadas as pessoas acima de 40 anos com a primeira dose e o público está retornando para aplicação da segunda dose da vacina. Com esses dois novos espaços conseguiremos atender a todos. Agora Petrópolis conta com 12 pontos de vacinação, distribuídos nos cinco distritos da cidade”, ressalta o prefeito interino Hingo Hammes.


Assista ao vídeo:



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem