PUBLICIDADE


 

 




Ação ocorre nesta quarta-feira

Atendimento de psicólogos, assistente social e advogados para mulheres






Dando prosseguimento as ações em alusão ao Julho Amarelo, no mês da conscientização das hepatites virais, serão disponibilizados nesta quarta-feira (28), de 09h às 16h, na Praça de Corrêas, em Petrópolis, testes rápidos para hepatites B e C, sífilis e HIV. Além disso, serão distribuídos materiais informativos e kits de prevenção alertando sobre a importância da conscientização sobre as doenças.

 

O Ônibus Lilás também estará no local com atendimento de psicólogos, assistente social e advogados para mulheres. Esta é uma realização da Área Técnica de IST/Aids da Secretaria de Saúde em parceria com o gabinete da Cidadania e o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM).

 

Esta é a terceira atividade de estímulo ao diagnóstico oportuno e prevenção das hepatites virais no mês de julho. No dia 13, a equipe da Área Técnica de IST/Aids esteve no Centro de Saúde do Itamarati oferecendo testes na unidade, e no dia 20 na Praça da Inconfidência. No próximo sábado (31), de 08h às 16h, a ação terá continuidade em quatro postos de saúde do município: PSF Alto da Serra, UBS Quitandinha, UBS Retiro e USF Posse.

 



Hepatite: o que é, sintomas, contagio e tipos

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas. Quando aparecem, eles se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.


As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, relação sexual desprotegida, contato com sangue contaminado através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes, da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.

 

Em 2010, a Organização Mundial de Saúde instituiu o dia 28 de julho como Dia Mundial de combate às HepatitesVirais. No Brasil, desde a publicação da Lei nº 13.812 em 2019, foi instituído o Julho Amarelo, um mês para a efetivação de ações de combate às hepatites virais.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE