PUBLICIDADE


 

 


 

Fotos: Vitor Mattos


Atividades serão promovidas durante todo o mês de outubro

 

Com cuidados voltados a saúde de pacientes que estejam enfrentando o câncer, durante todo o mês de outubro vêm sendo desenvolvidas ações em Petrópolis, com o objetivo de oferecer um pouco de carinho, além de levar informação e sensibilizar a população sobre a importância da conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, dentro da campanha mundial “Outubro Rosa”.

 

Na última quinta-feira (07), a RadioSerra – Centro Regional de Radioterapia, o Centro de Terapia Oncológica – CTO e a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, a APPO, deram o pontapé inicial a uma série de eventos que serão promovidos ao longo deste mês, levando acolhimento, atenção e principalmente conforto a estas pessoas que estão em tratamento contra o câncer, além de seus familiares e público em geral, que tiver interesse em saber mais sobre o enfrentamento à doença.

 




Segundo a psicóloga Aline Pimenta, que participou de um bate papo com pacientes e familiares no local, esse tipo de ação serve para que seja reforçada a importância do acompanhamento e das ações de autoestima no tratamento. A presidente da APPO, Ana Cristina Mattos, salientou que as três instituições funcionam como uma tríade, no objetivo de levar acolhimento humanizado, atendimento de referência e que possa garantir a agilidade nos tratamentos para os pacientes.  

 

A programação teve início com um café da manhã oferecido de forma gratuita para as pessoas que estavam em sessões de radioterapia e atendimentos clínicos. Na sequência, a vitoriosa Rosilene Vital, ofereceu uma oficina de lenços, ensinando amarrações e formas de usar o acessório, durante os tratamentos que provocam a perda dos cabelos.

 

“Eu passei por essa experiência do câncer de mama. Na época usei perucas, mas se fosse hoje, seria adepta dos lenços. É um acessório que auxilia a empoderar a mulher e poder passar esse conhecimento para que elas possam se sentir mais bonitas, é muito gratificante para mim”, explica.


 



Uma das participantes das oficinas foi a Roberta, que está em tratamento de um câncer metastático no fígado. Ela que já passou por um tumor mamário, agora tem se sentido acolhida, depois de encontrar outros pacientes que tem passado pelo mesmo quadro e receber ajuda e orientação dos profissionais.

 

“Eu não aceitava para mim o fato de ter um câncer. Tinha vergonha de estar passando pela doença. A mensagem que eu deixo para as pessoas é de que não tenham medo ou vergonha de correr atrás já nos primeiros sintomas. Às vezes nós temos receio de procurar ajuda ou achamos que não vale a pena, mas não dá pra deixar para trás a nossa saúde”, disse a Roberta, uma das pacientes em tratamento contra o câncer.

 

A RadioSerra é referência para atendimentos de radiação em toda a Região Serrana e Sul Fluminense, atendendo pacientes da rede de saúde pública, através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e privada. Até o fim do mês, diversos profissionais vão se revezar para trazer informações sobre o diagnóstico precoce, os tratamentos do câncer de mama, como funciona a radioterapia e como é possível ter qualidade de vida durante a doença.

 



“Preparamos uma série de destaques para acima de tudo abraçar nossos pacientes durante o tratamento contra o câncer. Há muito mito em torno da doença e por isso precisamos levar informação que é uma poderosa ferramenta para mudar esse estigma. Além das pacientes e homens, que também são impactados pelo câncer de mama, esse evento é uma forma de trazer um pouco de alívio, frescor e tranquilidade, no ambiente onde eles vêm para se submeterem aos procedimentos de radioterapia. Isso acaba trazendo novos ares para esses pacientes e familiares”, detalha o Radio Oncologista, Daniel Przybysz.

 


A programação é gratuita e será realizada todas as quintas-feiras, sempre das 9h às 17h, na Rua Dr. Sá Earp, 309 – Morin. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 2246-1724/ (24) 2237-5742.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE