PUBLICIDADE


 

 




Os ônibus de turismo estão sendo orientados a desembarcar no Centro Histórico e a estacionar no bairro Quitandinha

 

 

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes - CPTrans, deu início, nesta semana, à aplicação do Plano Tático de Trânsito para a operação Natal Imperial, organizando a cidade para receber petropolitanos e turistas nos locais onde estão previstas atrações em função do Natal. Nesta sexta-feira (3), todo o efetivo de controladores de trânsito esteve posicionado nas ruas do Centro Histórico e nas entradas da cidade, orientando motoristas e ônibus de turismo no estacionamento e no funcionamento do embarque e desembarque.

 

No plano do órgão gestor do trânsito do município, a expectativa é de que o aumento no volume de público na cidade especialmente a partir deste fim de semana, com o início das atrações que acontecem espalhadas por toda a cidade.

 

“Tomamos como referência os Natais que tivemos antes do período da pandemia, bem como a Bauernfest. Sabemos que é fundamental que a cidade esteja preparada para receber os visitantes, dar respostas rápidas e eficientes para o aumento do volume de carros e ônibus de turismo no nosso trânsito, reorganizando a dinâmica que temos no dia a dia, para que a experiência seja positiva tanto para quem visita a cidade, quanto para quem precisa se deslocar de um bairro para outro. O plano prevê ainda a possibilidade de fechamento ocasional de ruas e inversão de fluxo, em situações pontuais, caso necessário”, destaca o diretor-presidente da CPTrans, Luciano Moreira.

 

 

Rotas Alternativas (ao Centro)

 

Para os motoristas que fizeram o deslocamento entre o distrito de Itaipava e o Bingen, uma das alternativas é o desvio pelo bairro Mosela. Já a rota Bingen sentido Quitandinha contará não apenas com o bairro Valparaíso, mas também com a extensão de horário, de 20h para 22h na passagem pelo Vila Militar.

 

Os motoristas que seguem do Itamarati para o Quitandinha, poderão seguir pela Rua Santos Dumont (Centro) em direção ao Alto da Serra. Podendo acessar posteriormente o bairro Castelânea. Já o acesso ao Valparaíso conta com a rota alternativa pela rua Coronel Fabrício de Matos (Cemitério Municipal).

 

 

Barão do Rio Branco

 

Em caráter excepcional, em sábados e domingos em que a demanda por estacionamento rotativo e de vagas para ônibus de turismo sobrecarregar as demais áreas destinadas para essa finalidade, o trecho da pista sentido Retiro entre os números 112 da via, no Centro e 1.164 (próximo à ponte da antiga Moageira), funcionará com estacionamento rotativo. A companhia testa neste sábado (4) fazer a parada fora da área da ciclofaixa.

 

A medida vale apenas seis dias do mêsde dezembro, nos dias 4 e 5, 11 e 12 e 18 e 19. Aos sábados, das 8h às 22h. Já nos domingos, entre meio-dia e 22h. O circuito de lazer continua sendo realizado aos domingos na Avenida Barão do Rio Branco, entre 7h e 12h. No período do Natal Imperial, o circuito funcionará apenas na Barão do Rio Branco (sem a rua 13 de Maio e Avenida Ipiranga).

 

 

Ônibus e vans de turismo

 

Parte do plano prevê a abordagem de todos os veículos de turismo no Quitandinha ou na rua Paulino Afonso. Os motoristas estão sendo instruídos sobre como deverão proceder com o desembarque de passageiros, estacionamento, reembarque e saída da cidade pela melhor rota, além de responderem uma breve pesquisa online.

 

Os veículos ainda estão sendo direcionados a desembarcar os passageiros em dois locais distintos: a avenida Tiradentes ou rua Barão do Amazonas. Dependendo do volume de veículos para realização do desembarque, a Avenida Tiradentes poderá ter o trânsito interrompido. O estacionamento desses será realizado no Quitandinha, no Bingen, ou, se necessário, na avenida Barão do Rio Branco.

 

O estacionamento de ônibus na rua Teresa não é permitido aos fins de semana, mas poderá ter embarque e desembarque para grupos de compras como habitual. Já as vans destinadas à rua Teresa deverão obrigatoriamente utilizar a rua Pref. Ary Barbosa. A saída indicada será, exceto em casos de emergência, a rua Bingen. Para os veículos com portadores de necessidades especiais o estacionamento garantido na praça 14 Bis, que é mais próxima dos pontos com programação no Centro.

 

 

Estacionamento Rotativo

 

Nas 33 ruas onde é regulamentado o estacionamento rotativo no município será ampliado o horário de funcionamento. Entre quarta e sábado, o horário de funcionamento das áreas brancas (R$ 2,90/h) e azul (R$ 3,90/h) será estendido de 8h às 19h para 8h às 22h. O horário ampliado (das 19h às 22h) em áreas azuis (mais centrais), no entanto, terá valor diferenciado, com valor da área branca). Em algumas ruas também haverá cobrança aos domingos.

 

Também está programada a expansão das áreas de rotativo para aumentar a oferta de vagas nas áreas de realização dos eventos. No centro, a pista sentido rua do Imperador, da rua da Imperatriz, entre os números 65 e 341 (final da Av. Tiradentes) será demarcada como área azul, e terá seu funcionamento entre as sextas-feiras, das 18h às 22h. Já aos sábados e domingos, das 8h às 22h. Nos demais dias e horários será proibido parar e estacionar.

 

A avenida Barão do Rio Branco contará com o trecho da pista sentido Retiro, do número 112 ao 1.164, também demarcada como área azul. Esse funcionamento acontecerá aos sábados e domingos, das 8h às 22h. Já nos demais dias e horários será proibido parar e estacionar.

 

No Quitandinha haverá mudança na rua Joaquim Rolla, onde duas pistas serão demarcadas como área azul, onde o rotativo será operado das 8h às 22h aos sábados e domingos. Na rua República da Argentina Azul, será realizado das 8h às 22h também aos sábados e domingos.

 

Parte da avenida Koeler, no sentido praça, será utilizada para embarque e desembarque de carga e descarga, além do desembarque de táxis.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE