PUBLICIDADE


 

 


;
Princesa Isabel Gourmet / Foto: Bruno Wandeley


Festival vai até domingo

Criatividade e recordações não faltam nos pratos 

 

PETRÓPOLIS - Quando domingo chegar, só vão restar saudades e memórias afetivas daquele que foi uma das melhores edições em 23 anos do Petrópolis Gourmet. O festival chega à reta final, mas ainda há tempo de aproveitar os sabores especiais carregados de simbologia afetiva que os 45 estabelecimentos participantes prepararam para a edição de 2023.  O Petrópolis Convention & Visitors Bureau comemora o sucesso do festival deste ano, repleto de ações como oficinas e agitos gastronômicos e já planeja a edição de 2024 pensando em mais novidades e atrações à agregar no quinto maior festival do gênero no país. A programação completa do festival que segue até domingo (26) e todos os estabelecimentos participantes podem ser conferidos em www.petropolisgourmet.com.br.

 

Uma das últimas ações interagindo com o público é neste sábado (25), às 16h, quando a  criançada poderá participar da "Oficina Infantil - Biscoito Natalino", com a renomada Chef Alice Cox, no Hipershopping Petrópolis. Porém, a agenda do Petrópolis Gourmet ao longo de 16 dias foi intensa, diversificada e prazerosa.

 

“Encerramos o Petrópolis Gourmet no próximo domingo com o festival mais do que consolidado como uma celebração gastronômica repleta de sabores, aprendizado e solidariedade. Temos orgulho de todas as atrações proporcionadas ao público e ainda a integração dos nossos talentosos chefs que disputaram um concorrido desafio  Além disso, ainda recebemos o curador deste ano, chef de renome internacional, Márcio Ricci, que fez toda a diferença com sua expertise e simpatia contagiante. Foram muitos bons momentos e o festival vai deixar saudades cumprindo a premissa do seu tema, deixando a todos que dele participaram uma memória afetiva bem marcada”, afirma Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention.  

 

 

Pratos revelam as memórias afetivas nas receitas de família

Os pratos são a sensação nesta edição e não faltam criatividade e recordações. É o caso do Apolo XI que foi criado pelo chef Mineiro, da  Adega do Mineiro, nos anos 60 na época que homem pisou a primeira vez na Lua. Na época, fez tanto sucesso que ficou na memória deles e dos clientes e este ano ele trouxe uma releitura do prato junto com seu neto, o chef Fialho. São três bifes altos e suculentos de filé mignon recheados com queijo brie e palmito, lembrando uma imagem de foguete.  Com as famosas batatas do Mineiro e o tradicional arroz piamontese.

 

Já a Katz Chocolates brinda o público com um doce que foi preparado por mais de 40 anos: a torta de ricota com passas,  um prato que carrega um profundo significado afetivo para os clientes tradicional loja. “Muitos deles a associam às lembranças da infância, frequentando o estabelecimento com seus avós e pais. O pedido constante para que a confecção desse prato fosse retomada demonstra a conexão emocional que ele evoca”, conta Luciana Montesso, gerente da rede Katz. E a torta voltou ao menu de forma especial neste Petrópolis Gourmet.

 

Também vem cheio de amor e recordações com aquele toque de ‘cozinha de vó’, o pernil assado com nhoque ao molho de queijos do Restaurante Princesa Isabel Gourmet, uma celebração das memórias de infância e dos momentos especiais em família. O chef Alceu Santos deu um toque especial nesta receita de família preparada nos dias de festa e aos domingos que enchia a casa e aquecia os corações. “É como um abraço de família em cada mordida”, define.

 

Todos os pratos e a afetividade contida neles, assim como dados sobre os restaurantes, podem ser conferidos em www.petropolisgourmet.com.br.

 

 

Ação social e integração com o público

Além de ir às ruas com oficinas e agitos gastronômicos em praças e espaços de parceiros, o compromisso social, que está no coração do Petrópolis Gourmet, também foi vibrante. Na última semana, a venda simbólica a R$ 5 de um prato feito por 20 chefs simultaneamente na Praça Dom Pedro, no Chefs na Praça, teve renda revertendo para Associação Filantrópica de Petrópolis (Afipe), Grupo de Comunicação Espírita (GCE) e Lar Dom Ignácio de Loyola.

 

Nesta quarta-feira (22) à tarde, o projeto "Uma Leve Pitada de Amor" levou os Chef Márcio Ricci e Denisson Toledo à Oficina Irmã Rosa, ao Independência. Os alunos do espaço colocaram a mão na massa e prepararam um “Atum à Brás” terminando com degustação do prato.

 

E na quinta (23), foi a vez da  COMAC que recebeu os Chefs Marcio Ricci, Alice Cox e Marjorie Cox, para uma "Conversa e Oficina de Compostagem". O papo abrangeu desde as crianças a partir de sete anos até os idosos com mais de 80 anos que participaram da atividade e ainda ajudaram na elaboração de duas receitas:  “Frango à Braz” e “Legumes à Braz”, além de ouvirem muitas dicas sobre segurança alimentar e nutricional e aproveitamento total dos alimentos.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE