PUBLICIDADE


 


Evento, que acontece entre os dias 17 e 26 de agosto, terá concertos, pontos de encontro
 e discussão, troca de experiências, além de workshops e masterclasses


Já estão abertas as inscrições para o Festival Internacional de Corais de Petrópolis. Com mais de cinco mil vozes, a cidade vai receber, entre os dias 17 e 26 de agosto, o maior evento do segmento no município, conhecida pela tradição do canto coral. Apresentações, pontos de encontro e discussão, troca de experiências e de repertório, além do aperfeiçoamento profissional com workshops e masterclasses para cantores e regentes fazem parte da programação, que acontece em locais como o Palácio Quitandinha e o Palácio de Cristal. Os grupos podem se inscrever até o dia 15 de junho no site oficial do evento: www.ficpetropolis.com.br.
Os concertos e atividades vão contar com mais de 100 coros - profissionais e amadores - daqui, de outros estados do país e até internacionais. Para o prefeito Bernardo Rossi, o festival valoriza a tradição do canto coral, tão presente em Petrópolis, e estimula a criação de novos grupos e o interesse de novos cantores. “Somos terra de corais. Essa é uma herança que recebemos dos colonos e que está presente até hoje na cidade. Temos dezenas de coros e somos referência no assunto. Um festival como esse vem para fortalecer o segmento e valorizar nossa história, nossa cultura”, destaca.
Na programação do evento estão apresentações e atividades no Palácio Quitandinha – na abertura e no encerramento, além do Museu Imperial, do Palácio de Cristal e do Theatro D. Pedro. O festival vai contar até com concertos de gala e um grande encontro de corais. A divulgação dos coros que vão participar do evento acontece no dia 22 de junho.
A meta, segundo o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo, é fazer com que o evento se torne uma referência no segmento e que seja expandido a cada ano. “O festival consagra a cidade como capital nacional do canto coral, uma das grandes ações que o segmento sempre sonhou e, agora, estamos tornando real. Me sinto honrado por fazer parte desse projeto”, frisa Randolfo, que também é cantor e regente.
A tradição do canto coral na Cidade Imperial tem seu primeiro registro com a fundação da Sociedade Coral Concórdia, em 1863, pelos colonos alemães. Mais antiga agremiação do país, fundou também o primeiro coro no município para apresentações ao imperador D. Pedro II e que se manteve em atividade até 1936. Petrópolis se destaca, ainda, por possuir o coro de meninos mais antigo do Brasil, os Canarinhos de Petrópolis – ainda em atividade, há 75 anos.
Processo de seleção
O festival está aberto a coros profissionais e amadores. Todos os Grupos serão submetidos a um processo de seleção promovido pela direção do FICP. O período de inscrição vai de 15 de maio a 15 de junho. As inscrições podem ser feitas site oficial do evento, preenchendo a ficha de inscrição e anexando o material necessário descrito no documento. O resultado com os selecionados sai no dia 22 de junho.
Grupos que estiverem com dúvida podem entrar em contato pelo telefone: (24) 2235-3833 ou pelo e-mail: ficpetropolis@gmail.com.

Programação
A programação do festival será aberta no dia 17 de agosto, às 20h, no Palácio Quitandinha, com a Orquestra Filarmônica de Petrópolis, além dos corais Municipal de Petrópolis, dos Canarinhos de Petrópolis, das Meninas dosCanarinhos de Petrópolis, da Universidade Católica de Petrópolis e solistas convidados.
Já entre os dias 18 e 25 estão programadas diversas apresentações e atividades no Cineteatro do Museu Imperial, no Palácio de Cristal, e no Theatro D. Pedro – que terá concertos de gala. O encerramento acontece no dia 26 de agosto, com o Grande Encontro de Corais, às 18h, no Palácio Quitandinha.


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE