PUBLICIDADE


 



Espetáculo ficará em cartaz nos dias 10 e 11 com apresentações gratuitas

O novo espetáculo da Cia Plúmbea, intitulado Diário do Último Ato estreia no dia 10 de abril na Casa de Claudio de Souza, com entrada franca. Com dramaturgia de Ronaldo Ventura, montagem é inspirada nos registros pessoais de Florbela, cartas e diários. A atriz Ana Cecilia Reis promove um encontro íntimo entre a poetisa e apresenta os últimos momentos e vida que separam o primeiro comprimido ingerido de seu último suspiro, tendo o público como sua testemunha. O espetáculo ficará em cartaz nos dias 10 e 11, com apresentações gratuitas sempre às 20h.

O projeto foi contemplado com a Bolsa Jovens Criadores 2018 do Centro Nacional de Cultura de Portugal relata um momento da trajetória de Florbela Espanca. Quando a poetisa se tranca no quarto, nas primeiras horas de 08 de dezembro de 1930 e deixa a recomendação de que não fosse incomodada até a manhã seguinte. E de fato nenhuma pessoa o fez, nunca mais. Naquela madrugada, deitada na cama, sem “haver gestos novos nem palavras novas” – como dias antes escrevera pela última vez no que havia intitulado de Diário do Último Ano –, a poeta portuguesa suicidou-se ingerindo dois frascos do barbitúrico Veronal.

Florbela Espanca foi uma poetisa. Portuguesa. Singular. E suicida. Deixou para trás alguns livros inacabados, alguns amores destruídos, e um diário enigmático de seu último ano de vida. O espetáculo Diário do Último Ato não busca defini-la, pois essa é uma tarefa que nem ela foi capaz de cumprir, mas antes de tudo, a revela.

A Cia Plúmbea foi fundada no Rio de Janeiro em 2013, e seu objetivo é uma pesquisa técnica e ética do ofício de atuar. Trabalha a partir de processos coletivos, tendo como foco o treinamento, desenvolvimento e personalidade de cada integrante. Atualmente em Petrópolis-RJ o interesse do grupo é difundir suas pesquisas e metodologia por meio de espetáculos, oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios, trocas culturais, reflexões teóricas e projetos itinerantes.



Ficha Técnica:
Texto e direção: Ronaldo Ventura
Atuação: Ana Cecilia Reis
Figurino e caracterização: Patricia Almeida
Cenografia: Dhiego Rabelo
Fotografia: Rodrigo Menezes
Arte Visual: Patricia Almeida e Marciel Lima
Assessoria: Vivian Dutra
Produção: Cia Plúmbea e Ronaldo Ventura


Serviço
Dias: 10 e 11 de abril
Horário: 20h
Local: Casa Claudio de Souza:  Praça Rui Barbosa, 5 – Centro – Petrópolis – RJ
Gratuito


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE