Com índice de cobertura de 93,75%, Petrópolis está acima da meta de imunização do Ministério da Saúde

 


Com 31.991 pessoas que receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19, Petrópolis tem taxa de cobertura de 93,75% - índice de imunização acima do estabelecido pelo Ministério da Saúde - 90%. Apesar do índice positivo, a Secretaria de Saúde quer ampliar a taxa de cobertura e mantém, por meio de equipes dos Postos de Saúde da Família (PSFs), a busca ativa por pessoas que não tomaram a segunda dose dentro do prazo previsto e, por isso, ainda não concluíram o ciclo de imunização. Elas somam 1.254 pessoas, o equivalente 6,25% do público cujo prazo previsto para tomar a vacina já venceu. Estas pessoas devem se dirigir aos postos de vacinação da UCP, na Rua Benjamin Constant (Centro) ou ao Parque Municipal, em Itaipava, onde há vacinas CoronaVac disponíveis para a aplicação de segunda dose.

 

“Este trabalho de busca ativa é feito nas regiões onde há PSFs. As equipes de Saúde da Família fazem a busca nas suas respectivas áreas para identificar as pessoas que deixaram de tomar a segunda dose, para que elas concluam o ciclo de vacinação. É importante que todos os que, por algum motivo, perderam a data para receber a segunda dose, se dirijam aos pontos de vacinação da UCP, na Rua Benjamin Constant (Centro) ou ao Parque Municipal, em Itaipava, onde há doses disponíveis” explica o secretário de Saúde, Aloísio Barbosa da Silva Filho. 

 

Petrópolis segue acima da média nacional de vacinação 

 

Até terça-feira (11/05) Petrópolis tinha 69.664 pessoas vacinadas com a primeira dose, que corresponde a 22,7% da população de 306.678 moradores da cidade. Com isso o índice na cidade se mantém maior do que o de vacinados no Estado (16,1%) e no país (17,24%).

 

Vacinação contra a covid-19 em Petrópolis: saiba se você já pode se cadastrar para tomar a primeira dose

Quer saber quem pode se cadastrar, neste momento, para tomar a vacina contra covid-19? Confira a lista abaixo, disponível também no site da Prefeitura de Petrópolis (www.petropolis.rj.gov.br), no link de cadastramento. Em caso de dúvidas também é possível utilizar o Whatsapp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. Há, ainda, informações sobre a vacinação contra a gripe. O atendimento é pelo número (24) 9.9200-1428. Confira quem pode se cadastrar para tomar a vacina neste momento:

 

- pessoas com comorbidades (listadas no Plano Nacional de Imunização) maiores de 55 anos

 

- trabalhadores da Saúde a partir de 35 anos

 

- pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos

 

- pessoas com autismo maiores de 18 anos

 

- pacientes renais crônicos em diálise maiores de 18 anos

 

- pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com mais de 55 anos.

 

- Idosos com mais de 60 anos

 

*Importante lembrar que a relação de comorbidades que permitem a vacinação neste momento conta no Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. A lista completa pode ser conferida no site de cadastramento. É necessário apresentar documentação comprovando a comorbidade, também conforme prevê o plano de vacinação.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem