PUBLICIDADE


 

 


 



Pessoas que receberam a primeira dose da vacina Pfizer até o dia 15 de outubro podem receber a segunda dose antecipada a partir desta quarta-feira (24/11). A medida atende a uma determinação do Ministério da Saúde (MS), que na semana passada anunciou a redução no intervalo entre primeira e segunda aplicações da vacina. Atualmente todas as pessoas que comparecem aos postos para receber a primeira dose já estão tendo o retorno agendado para o prazo de 21 dias, conforme estabelecem as notas técnicas do Ministério com as novas regras para distribuição das vacinas.

 

“Assim como ocorreu nas antecipações anteriores, foi necessário planejarmos a antecipação para as pessoas que receberam a vacina antes desta mudança ser anunciada. Nestes casos o retorno está sendo agendado de forma escalonada, levando em conta a data da primeira dose. O trabalho precisa ser feito desta forma para evitar filas nos postos e garantir que o município tenha doses em quantidade suficiente para atender as pessoas de forma organizada”, explica o prefeito Hingo Hammes.

 

“O chamado dos grupos vacinados em períodos específicos é necessário para a organização, uma vez que para receber a segunda dose não é necessário agendamento. As pessoas devem estar atentas às redes sociais da Prefeitura, pois novas convocações serão feitas”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho. A medida é a mesma adotada a partir de reduções de intervalos entre primeira e segunda doses feitas anteriormente, quando foi anunciada a antecipação na segunda aplicação da vacina - de 12 para oito semanas.

 

A segunda dose é aplicada no mesmo local em que a pessoa recebeu a primeira e não é necessário agendamento. No momento da vacinação a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação, para que os dados referentes a primeira dose sejam conferidos pela equipe, além do CPF e documento de identidade com foto.

 

“A antecipação da segunda dose da Pfizer é fundamental para consolidarmos os bons resultados da vacinação que temos hoje. É importante que todos estejam atentos ao cartão de vacina, confiram as datas, acompanhem as convocações da Prefeitura e compareçam ao ponto de vacinação quando chegar o momento”, destaca o secretário de Saúde Aloisio Barbosa.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE