PUBLICIDADE


 

 




Na tarde do último dia 2 de dezembro, o Museu Imperial realizou em sua Sala de Exposições Temporárias uma cerimônia comemorativa ao aniversário de nascimento de d. Pedro de Alcântara, o imperador d. Pedro II.

 

Durante o evento, foi assinado pela Sra. Ana Maria Sampaio Fernandes o termo de doação de uma insígnia da Imperial Ordem da Rosa que pertenceu ao Tzar da Bulgária Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha-Kohary. A comenda, herdada pelo Tzar Simeão II, foi entregue por ele à Ana Maria, à época embaixadora do Brasil em Sófia e que agora faz a doação ao MIMP. A peça ficará sobre a guarda do Núcleo de Acervo Museológico da instituição.

 

Também foi apresentada ao público uma obra do Núcleo de Acervo Arquivístico, trata-se de um retrato inédito de d. Pedro II que foi adquirido pela Sociedade de Amigos do Museu Imperial durante um leilão realizado na Casa Collin Du Boccage, em Paris. O desenho, crayon sobre papel, retrata o imperador, em traje civil, portando insígnia e placa Imperial Ordem do Cruzeiro. A obra pertenceu à coleção da família real francesa e, muito provavelmente, foi oferecida no leilão por herdeiros da princesa d. Isabel de Orleans e Bragança, bisneta de d. Pedro II, e condessa de Paris por casamento com Henrique de Orleans, então chefe da casa real francesa.

 

Na ocasião, foi lançada a marca e o calendário de parede comemorativos ao Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado no ano de 2022.

 

A marca, desenvolvida pelo artista gráfico George Milek, integrante da equipe do Programa de Digitalização do Acervo do Museu Imperial (Dami), será utilizada ao longo do próximo ano e destaca a grafia dos 200 anos aplicada sobre imagem da pintura “Declaração da Independência”, óleo sobre tela datado de 1844, de autoria de François René Moreaux, pertencente ao acervo do MIMP.

 

O calendário, organizado por Alessandra Fraguas, Ana Luísa Camargo e João Pedro Abdu, e com programação visual de George Milek, já está disponível para venda na Loja do Museu Imperial.

 

Estiveram presentes na cerimônia Hingo Hammes, prefeito interino de Petrópolis, Rodrigo Ribas, secretário de administração do município, Kenneth Light, representante da Sociedade de Amigos do Museu Imperial e Luciano Cavalcante, representante do Instituto Histórico de Petrópolis.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE