PUBLICIDADE


 

 


 



PETRÓPOLIS. Inaugurando a temporada de concertos de 2023 com apoio do setor culturaldo Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro, a Casa Stefan Zweig, em Petrópolis, inicia a programação com a apresentação do jovem pianista Leon d’Avila, neste sábado, dia 01/04/2023, às 11h, com entrada franca e lugares limitados. As reservas podem ser feitas pelo e-mail: casastefanzweig@gmail.com ou pelo WhatsApp 24 992 566 532.

 

Leon e seu pai, o maestro Rodrigo d’Avila,fizeram uma seleção especial de músicas da época de Stefan Zweig, que foi um grande entusiasta da música erudita. Além de ter escrito um libreto para uma ópera de Richard Strauss, Stefan Zweig teve vários de seus poemas musicados em vida,e depois foi homenageadopor diversos artistas, como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Jorge Mautner.

 

O repertório especial terá de Debussy - Prelúdio “La filleauxcheveux de lin” e “Arabesque II”;  de Chopin - “Noturno opus 9 n. 2 “ e “Preludio opus 25 n. 2  ”; de Fauré - “Sicilliene – Flauta e piano”;  Schumann - “Cenas infantis opus 15”;  de Schubert “Impromptu Op. 142 n. 2 em Lá bemol maior”; de Rachmaninoff - Preludio opus 3; e, de Granados,“Valsas poéticas 1 e 2”.  O maestro Rodrigo d’Avila fará uma participação especial com Bach, Prelúdio em Ré menor, Prelúdio da Suíte para Cello n. 1 e de Leo Brouwer, 3 estudos dos Estudos Sencillos.Ele tocará ainda uma composição própria em homenagem a Stefan Zweig.

 

A série de concertos da Casa Stefan Zweig tem o apoio do Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro, e acontece todos os primeiros sábados do mês, às 11h. As demais apresentações contam com nomes como André Doninski (piano), Ariane Petri e Geisa Felipe (fagote e flauta transversa) e o Trio Magnani Groove – jazz.

 

 

Sobre os músicos:

 

Leon D’Avila

Nascido em Petrópolis em 2007, Leon d’Avila iniciou seus estudos de piano aos 6 anos de idade no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP).  O IMCP é a sede do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, importante coral brasileiro que conta com sua participação como cantor desde 2015, e teve contato com um vasto repertório coral, que vai do canto gregoriano à música do século XXI, com destaque para a prática da polifonia renascentista.


 A sua formação musical inclui ainda quatro anos de teoria musical, solfejo e habilidades auditivas, complementando a sua formação como músico. Leon estudou piano com o Professor Marco Aurélio Lischt, Diretor Musical do IMCP, e eventualmente com Pedro d’Avila.  Apesar da sua pouca idade, atua ativamente em recitais e masterclasses e procura a cada dia aprofundar o seu conhecimento e experiência musical.

 


Rodrigo D’Avila

Maestro, arranjador, compositor e multi-instrumentista , formado em composição e regência, vem trabalhando com distintos grupos musicais, e colaborando nos mais diversos estilos de música. Já́ participou de coros e orquestras, ora como solista, ora como maestro. Como músico popular já́ tocou ou gravou com Sivuca, Joana, Jane Duboc, Zezé́ Motta, Guilherme Arantes, Família Lima, Celso Blues Boy, Romero Lubambo, Rodrigo Santos, Paulinho Loureiro, Gabriel Grossi, Simone, Bibi Ferreira, dentre outros. Como músico erudito, já́ atuou com John Neschling, Maria Lucia Godoy, Carol MacDavidt, etc. Atua também como arranjador e produtor em estúdios.


Compôs 2 sinfonias, bem como uma ópera intitulada “ Guerra de Canudos” . Fez música para Ballet e teatro. Compôs a trilha oficial do “Rio Montreaux Jazz festival 2021 e 2022”, a trilha dos Jogos estudantis brasileiros e outras trilhas não menos importantes. Atualmente se dedica à composição de música instrumental livre mas de raiz brasileira. Seus principais instrumentos são: flauta transversal, violão, guitarra e piano.

  

 

Serviço:

Música na Casa Stefan Zweig

Leon d’Avila piano com participação especial do maestro Rodrigo d’Avila

Quando: sábado, 01/04/2023, às 11h

Onde: Casa Stefan Zweig – Rua Gonçalves Dias, 34 (Duas Pontes)

Entrada franca

Reservas: casastefanzweig@gmail.com ou 24 992 566 532





Leia também:
















Últimas semanas para inscrição no Edital de Cultura do Sesc 


38 eventos para curtir em Petrópolis em 2023


Saloon BBQ reúne o melhor do churrasco e da cerveja artesanal no Parque de Itaipava





Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE