PUBLICIDADE


 

 


 

PETRÓPOLIS. Sucesso de público em sua primeira edição, o II Festival de Vedanta e Autoconhecimento de Petrópolis acontece de 09 a 14 de maio, no Parque Municipal, em Itaipava. O evento está maior não só na quantidade de dias, mas também de atrações gratuita se na infraestrutura. A tenda principal onde são realizadas as palestras, aulas e práticas de yoga e meditação, danças e apresentações culturais indianas, indígenas e de outros povos originários dobrou de tamanho para acomodar com conforto as três mil pessoas que são esperadas por dia no festival.

 

Além do pavilhão principal, entre as novidades estão uma galeria de artes mostrando a cultura dos povos originários e a montagem de um palco na área externa para apresentações musicais durante os intervalos da programação principal. O espaço ao ar livre com quiosques de comidas e bebidas típicas também cresceu e nesta edição ganha mais opções e mais lugares para acomodação dos visitantes durante as refeições.

 

Outra grande novidade é a presença ainda maior de representantes dos povos originários de várias partes do mundo no festival, que, este ano, tem como tema “O futuro é ancestral”. Grande entusiasta e defensor da preservação e divulgação da cultura e tradições dos povos originários, o professor tradicional de Vedanta Jonas Masetti, idealizador do festival, conta que a harmonia que o ser humano busca já existe dentro das tradições dos povos originários na sua ancestralidade eque isso precisa ser resgatado.

 

“O Brasil é o local mais adequado para essa conexão das culturas ancestrais. Cada caminho espiritual que sobreviveu às grandes mudanças do mundo moderno guarda chaves para a transformação pessoal que estamos buscando. É um privilégio como buscador poder reunir essas chaves que cada tradição tem e vivermos juntos um processo de crescimento mais completo”, explica Masetti.

 

Entre as atrações já confirmadas está o Theyyam, um espetáculo cultural ritualístico indiano na forma de drama dançado, em que são personificados deuses e outros personagens da tradição védica. Nas apresentações, que são muito coloridas, são recriadas histórias através da dança e da música. Da Índia estão vindo quatro artistas que vão encenar, durante o festival, três espetáculos teatrais diferentes.

 

Durante os seis dias, a programação vai ter início às 6h da manhã com a cerimônia do fogo (homa) e aulas de Vedanta para os alunos que se inscreverem. A programação gratuita para o público em geral começa às 10h e vai até às 22h, com entrada franca.


 




A expectativa é que pessoas de todas as partes do Brasil estejam em Petrópolis para prestigiar o evento, um dos maiores de autoconhecimento e espiritualidade do país, e dar um verdadeiro mergulho em estudos, filosofias, tradições e culturas que têm como propósito orientar o ser humano em seu processo de evolução, transformação pessoal e autoconhecimento. O Festival vai reunir também professores brasileiros e estrangeiros renomados, em rodas de conversa, além de lideranças da matriz africana, da tradição védica, índios norte-americanos e da Amazônia.

 

Esta edição do festival marca ainda a celebração pelos nove anos do Instituto Vishva Vidya, centro de estudos de Vedanta, Sânscrito e outras disciplinas da Tradição Védica, com sede em Petrópolis (RJ) e fundado pelo professor Jonas Masetti. Durante o período, o instituto tem levado o nome da cidade imperial a todas as partes do mundo com seus cursos e aulas ministradas à distância e realizado retiros de forma presencial pelo interior do Brasil.

 

“Esse é um momento da nossa família se encontrar e receber essa energia necessária para a transformação pessoal de cada um. A gente ainda recebe o conhecimento de mestres de diferentes linhas que nos ajudam a entender melhor a espiritualidade. Nos tempos atuais quando a maior parte do nosso processo de estudos acontece on-line, esse momento de encontro é muito especial e muito mágico”, finaliza Masetti.

 

O festival é uma iniciativa do Instituto Vishva Vidyae conta com o apoio da Embaixada da Índia, do Consulado Geral da Índia de São Paulo, do Consulado da Índia do Rio de Janeiro, do Petrópolis Convention &Visitors Bureau e da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo. Para recordar a primeira edição e acompanhar as novidades para 2023, basta acessar o Instagram oficial do evento: @festivaldevedanta ou o site https://festivaldevedanta.org.br/

 


Serviço:

II Festival de Vedanta e Autoconhecimento

Dias:09 a 14 de maio– 10h às 22h – Entrada Franca

Local: Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes (Estrada União e Indústria, 10.000 – Itaipava)



Leia também:








Últimas semanas para inscrição no Edital de Cultura do Sesc 


38 eventos para curtir em Petrópolis em 2023


Saloon BBQ reúne o melhor do churrasco e da cerveja artesanal no Parque de Itaipava


Aloha: Projeto Social transforma vidas em Petrópolis 


Solstício do Som abre nova etapa de inscrições 



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE