PUBLICIDADE


 



A iniciativa vai doar viseiras de proteção 

às equipes de saúde


Preocupados com a proteção dos profissionais de saúde que estão na linha de frente garantindo o cuidado aos pacientes infectados pelo Coronavírus, os alunos do curso de Odontologia da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), em Petrópolis, que participam do Grupo de Extensão e Pesquisa em Odontologia Restauradora (GEPOR), fizeram uma parceria com os empresários Thalys Guimarães e Jonathas Almeida, para produção de viseiras de acetato, com suporte feito em impressão 3D. 

"A ideia inicial do GEPOR era produzir conteúdo focado para a saúde mental em tempos de pandemia. Fizemos uma série sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar a propagação do vírus. Além disso, demos dicas de séries e filmes para assistir durante o isolamento social. Mas com o avanço da doença, pensamos em uma maneira de garantir mais segurança às equipes de saúde. Como estamos entrando na questão da impressão 3D, fomos buscar parcerias para a confecção das viseiras e construir uma grande rede de solidariedade", explica Rudá Moreira, um dos professores responsáveis pelo GEPOR.  

As viseiras estão sendo doadas às Unidades de Saúde da Família (Boa Vista, Machado Fagundes, Nova Cascatinha e Estrada da Saudade), que são geridas pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) e estão seguindo as orientações do Ministério da Saúde, que identifica o potencial das mesmas como porta de entrada para avaliação de supostos casos de infecção pelo vírus.

"As Unidades de Saúde da Família estão realizando os primeiros atendimentos aos pacientes sintomáticos do Covid 19, moradores da área de cobertura das unidades. Cada equipe recebeu duas viseiras, que foram distribuídas para os médicos e enfermeiros que realizam os atendimentos à população. A ideia é ampliar para os demais profissionais das unidades. Fico muito feliz de ver essa corrente de solidariedade em prol da proteção dos profissionais da saúde", frisa a enfermeira Lívia Teixeira, supervisora das USF's geridas pela FMP/Fase. 

Aos poucos, o trabalho ganhou visibilidade e mais parcerias foram sendo fechadas. A fim de arrecadar fundos para a confecção de novos protetores faciais e contando com o apoio do Centro Acadêmico de Odontologia da Fase, o GEPOR lançou nas redes sociais a campanha "Vamos juntos ajudar a proteger quem nos protege?", iniciativa que já está apresentando resultados positivos. 

"É muito bom poder colaborar de alguma forma no combate ao Coronavírus. Estamos unindo forças para confeccionar mais 75 viseiras de acetato, que serão doadas para os profissionais da saúde das USF's geridas pela FMP/Fase, para o Centro de Terapia Intensiva do Hospital de Ensino Alcides Carneiro e para as Unidades de Pronto Atendimento de Petrópolis (UPA Centro e UPA de Cascatinha). Ver essa rede de solidariedade crescer e ganhar força através das redes sociais, aquece o coração", ressalta Marcela Maria de Souza, aluna de Odontologia da FMP/Fase.

 Leia também:







Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE